(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Você sabe identificar os diferentes tipos de polímeros?

Zurich Termoplásticos 15 de outubro de 2019 Nenhum comentário Blog, Industria do plástico
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Você sabe identificar os diferentes tipos de polímeros?

A indústria do plástico também compreende o trabalho importante da reciclagem. E antes separar os tipos de plástico para a reciclagem, é preciso, obviamente, segmentá-los por tipo.

Mas o que parece óbvio, nem sempre é tão fácil na prática. 

Afinal, por ser um material versátil, o plástico acaba sendo usado para tantos tipos diferentes de produtos, que é quase impossível fazer a identificação ao primeiro olhar.

Por isso, a seguir vão algumas dicas para ajudar você a identificar os diferentes tipos de polímeros e facilitar o trabalho de tipagem do plástico. 

Tipos de teste

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que há diversos tipos de teste. No Brasil, quase sempre, esse trabalho é feito através da análise visual, mas isso também não é tão simples como pode parecer.

Teste laboratorial

Além da análise visual, esse teste é frequentemente empregado, principalmente quando há a necessidade de especificar exatamente a densidade dos polímeros.

É mais complexo e preciso, no entanto, esse tipo de análise leva tempo. Caso você não esteja preparado para investir algumas horas nesse trabalho, existe outro tipo de análise que pode ser feita, usando como base apenas alguns equipamentos comuns da rotina.

Teste de combustão

Esse tipo de teste demanda atenção para a forma como o plástico reage em contato com o fogo. Porém, ele é mais rápido e prático e, como dito anteriormente, pode ser feito usando algumas ferramentas comuns da rotina.

Exemplo: use um isqueiro, uma pinça metálica e material de proteção, como óculos e luvas.

Tipos de polímeros

Polipropileno, ABS e San

Possuem chamas amarelas e fumaças fuliginosa. Podem crepitar e pingar como cera. O cheiro do polipropileno é acre e agressivo, enquanto que o de SAN faz lembrar o odor de borracha queimada.

Acetato de butirato de celulose

Em contato com fogo, dispensa um odor ácido acético. A chama é azul com faíscas. 

Acetato de celulose

Exige atenção. Não cheire. A chama é amarela e dispensa faíscas.

Acetato de vinila

Chama verde e amarela.

Policarbonato

Quando em contato com o fogo, o policarbonato solta uma fumaça fuliginosa e se decompõe, o cheiro faz lembrar o de cloro e a chama não dura muito tempo.

Poliacetal Chama 

Esse polímero, quando em contato com as chamas, forma bolhas e amolece. O cheiro é monômero e dispensa chama azul com algumas faíscas, mas sem nenhuma fumaça.

Propileno de baixa densidade/Polietileno de alta densidade

Possuem chamas azuis com um vértice em tons de amarelo. Pinga como cera e também faz lembrar o cheiro de parafina.

PET

O PET é um dos tipos mais comuns de plástico, dispensa fumaça e centelha; possui chama amarela.

PVC Rígido

A chama dura pouco, mas enquanto queima, exibe tons em verde e amarelo.

PVC Flexível

A chama também é amarela e verde, mas esse tipo de PVC exala um odor característico de cloro.

Quer saber mais?

Quer saber mais sobre outros tipos de teste, conhecer diferentes tipos de polímeros e entender como eles se comportam ou como são usados nos processos da indústria do plástico? 

Então, fique à vontade para comentar e tirar as suas dúvidas sobre o assunto, ou pode nos acompanhar nos próximos artigos do blog e nas redes sociais.


0 Comentários




Deixe o seu comentário!