(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Termoplásticos – O presente e o futuro!

Diego Z F 02/11/2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Termoplásticos – O presente e o futuro!

termoplasticos-2

Os avanços da indústria do plástico ao longo do tempo permitiram a produção de materiais de alta qualidade que hoje são utilizados na produção de bens em diversos segmentos da economia, sendo esse um fenômeno global.

Hoje é possível encontrar os polímeros em objetos comuns em nosso cotidiano como canetas, copos, embalagens de alimentos, etc… Mas também em peças utilizadas na fabricação de aeronaves, por exemplo, substituindo componentes férricos com excelência e trazendo ganhos de performance.

Mas a utilização de termoplásticos não para por aí e cada vez mais novas possibilidades são desenvolvidas, tornando-o peça vital para a cadeia produtiva.

O futuro pertence aos termoplásticos

O uso excessivo desse tipo de material para a produção de mercadorias durante muitos anos foi duramente criticado por ambientalistas, especialmente pela grande quantidade de tempo que os materiais levam para se degradar na natureza.

No entanto, embora essa ainda seja uma preocupação persistente e seja inegável que o descarte inadequado de resíduos plásticos coloque em risco nosso equilíbrio ambiental, o fortalecimento da reciclagem e novas soluções de reaproveitamento, vem mostrando que até nesse aspecto a utilização dos mesmos pode ser uma solução interessante.

A redução do impacto ambiental causada por essas iniciativas vem a somar na lista de vantagens do polímero termoplástico quando comparado a materiais extraídos in natura, que já contava com: menor custo de produção, fácil moldagem, boa adaptação a diferentes usos.

Um bom exemplo da união de todas essas vantagens é a recente descoberta de pesquisadores ligados a gigante mundial IBM, que permite a reutilização componentes plásticos de equipamentos eletrônicos, transformando-o em material com propriedades de alta qualidade para produção de componentes hospitalares, conforme publicamos nesse artigo.

Digno de nota também são as pesquisas que vem sendo desenvolvida na busca por possibilitar a transformação de plástico em combustível, iniciativa que vai de encontro com a preocupação mundial por encontrar fontes de energia sustentáveis alternativas ao uso do petróleo.

Na construção civil os polímeros vêm ganhando espaço globalmente sendo utilizados até para a produção de casas inteiras que possuem um melhor uso da energia quando comparadas as construções tradicionais e mantendo boas características de reação às intempéries e excelente resistência física.

Com os usos atuais e novos projetos em desenvolvimento, as perspectivas de futuro para a indústria do plástico são as melhores possíveis, sendo que no futuro a participação do material na produção de bens tem tudo para alcançar patamares ainda maiores, sendo uma peça chave para a vida humana.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos polímeros plásticos.

Ficou com dúvida ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *