(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Tendências de moldagem de plástico para 2021: o que esperar e aplicar?

Zurich Termoplásticos 01/12/2020 Nenhum comentário Blog
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Tendências de moldagem de plástico para 2021: o que esperar e aplicar?

As tendências de moldagem de plástico mostram como está a evolução por meio das tecnologias e pesquisas. O objetivo é trazer ideias inovadoras, pautadas nas condições econômicas globais.

Uma das principais características que este mercado apresenta é o consumo consciente com ações sustentáveis. É possível tirar o plástico do meio ambiente e inseri-lo como material reciclável.

A substituição dos plásticos descartáveis para aplicações 100% reutilizáveis é uma nova perspectiva; estudos e pesquisas apontam que os investimentos em tecnologias conscientes já são uma realidade!

Sabemos que o ano de 2020 foi marcado por incertezas em relação às produções, porém as tendências de moldagem de plástico para 2021 ainda se apresentam como um mercado promissor.

Neste artigo, separamos as principais informações sobre as tendências de moldagem de plástico para 2021. Para conhecer mais sobre este tema acompanhe!

 

3 tendências de moldagem de plástico

 

1 – Sustentabilidade
Atualmente, sustentabilidade e ações conscientes que visam preservar o meio ambiente estão sendo inseridas em diferentes segmentos, visto que o futuro do planeta depende de ações responsáveis tomadas hoje.

No mercado de moldagem de plástico não é diferente: o principal objetivo é reduzir a emissão de gases poluentes à atmosfera e diminuir resíduos e destroços que vão para aterros.

As ações sustentáveis vão além de somente um bom discurso de logística, mas afeta diretamente, de forma positiva, o meio ambiente e a saúde dos seres vivos.

Inclusive, existem especialistas que oferecem soluções sustentáveis de forma eficiente, como por exemplo: a substituição de materiais não recicláveis por opções recicláveis.

 

Esta inovação terá como principal foco:

  • Reciclagem: O descarte indevido de plásticos prejudica, consideravelmente, o meio ambiente. Essa proposta possibilita a produção de todos os materiais por meio da injeção de plástico, permitindo que seja 100% reciclável.

+ Veja: Nova maneira na reciclagem de plástico pode gerar US $120 bilhões

  • Biodegradação: A inserção de materiais biodegradáveis, como os bioplásticos, já são uma realidade; a tendência é que no ano de 2021 esta alternativa aumente.
  • Bioplástico: Os bioplásticos utilizam em sua composição produtos de biomassa renováveis, possibilitando que sua decomposição não prejudique o meio ambiente. Estima-se que o bioplástico cresça em média 20% no próximo ano. As embalagens estão sendo desenvolvidas com matérias-primas como cana de açúcar e mandioca.

 

2 – Tecnologia
A moldagem por injeção de plástico não é algo novo neste mercado, porém o aumento na produção ainda traz grandes benefícios a este segmento. Por meio dela, é possível que as peças ganhem mais valor e se tornem mais acessíveis.

Atualmente, as tendências tecnológicas têm oferecido mudanças significativas neste setor; a inserção de softwares de automação permitem que haja uma análise segura do fluxo de plástico, com um molde de injeção em alta velocidade, o que otimiza o tempo, fazendo com que não haja a necessidade de testes.

O ano de 2020 foi marcado por mudanças na forma de comprar, vender e produzir. Com o isolamento social, as empresas e consumidores descobriram que era possível continuar produzindo e comprando.

As tecnologias foram grandes aliadas neste período, e a tendência é que permaneça no ano de 2021.

Vale ressaltar que o foco em tecnologias sustentáveis ainda será prioridade, as embalagens recicláveis crescerão, e os papéis e plásticos descartáveis tendem a reduzir.

 

3 – Projeções para o futuro
Se você chegou até aqui, pôde compreender que as projeções apontam para mudanças significativas em diferentes setores. No mercado de moldagem de plástico não é diferente.

Ações conscientes que visam desenvolver tecnologias verdes já são uma realidade. Estudos e pesquisas afirmam que essas ações aumentarão!

Em contrapartida, a utilização de plásticos descartáveis e que prejudicam o meio ambiente serão reduzidos.

As aplicações de moldagem de plástico que são reutilizáveis e recicláveis são alternativas ecologicamente corretas e que trazem benefícios a este setor!

Se você acredita nessa mudança, insira essas inovações em sua empresa e busque novas alternativas; um olhar para o futuro, implica em atitudes conscientes hoje.

Por meio deste artigo, você pôde perceber o quanto ações como esta são necessárias e importantes para todos.

O mercado está cada vez mais competitivo e estar por dentro das tendências de moldagem de plástico para o próximo ano pode ser um grande diferencial.

As projeções são promissoras, mas para isso é importante que estejamos atentos às novas tecnologias e inovações.

Quer saber mais sobre o mercado dos plásticos? Entre em contato conosco e siga as nossas redes sociais, estamos disponíveis para te auxiliar nesta caminhada!

 

Postado por Zurich Termoplásticos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *