(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Resina termoplástica polipropileno

Zurich Termoplásticos 24 de setembro de 2019 Nenhum comentário Blog, Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Resina termoplástica polipropileno

Na fabricação do plástico injetado, existe uma ampla diversidade de resinas termoplásticas que podem ser usadas. 

Com suas características específicas, cada uma é aplicada de melhor maneira em determinados tipos de produtos.

Dentre eles, o polipropileno se destaca. Isso porque ele pode ser utilizado para produzir uma ampla diversidade de materiais (tudo isso a baixo custo e sendo sustentável). 

Quer saber mais sobre esse material? Te contamos nesse texto tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é polipropileno?

O polipropileno é uma resina termoplástica semicristalina. Sua produção acontece a partir da polimerização do gás propeno ou propileno. A fabricação é feita de forma rigorosa para que ele possa apresentar suas características. 

Essa resina termoplástica possui resistência moderada, sendo resistente até mesmo ao calor. Sua densidade é baixa e ela ainda tem bom equilíbrio entre as propriedades químicas, térmicas e elétricas.

Outro ponto importante do polipropileno é sua capacidade de ser reciclado. Essa característica reduz custos de produção, além, é claro, de todos os benefícios ambientais.

Assim, a procura por esse polímero tem aumentado, principalmente por empresas que buscam soluções ecologicamente corretas. 

Um aspecto interessante é que ele pode ser dobrado, sendo muito usado na indústria de plástico injetado para a produção de tampas, por exemplo.

Ele tem muita versatilidade, e pode dar origem a diversos produtos.

Por que usar polipropileno na indústria de injeção de termoplástico? 

Sustentabilidade

Já parou para pensar em como seria a sua vida sem o plástico? Por causa dessa preocupação, a demanda por produtos ecológicos tem crescido muito. 

Com isso, grande parte das empresas têm buscado soluções para oferecer produtos que sejam além de funcionais, sustentáveis.

Um dos principais diferenciais do polipropileno na injeção de termoplástico é sua possibilidade de ser reciclado. Essa solução, além de trazer uma série de benefícios para o meio ambiente, pode reduzir gastos.

Versatilidade 

Outro ponto é a possibilidade de utilizar o polipropileno para a produção dos mais diversos produtos. Ele é fácil de colorir, moldar e ainda tem resistência a altas temperaturas.

Essas características tornam seu uso vantajoso para a produção de peças simples, como potes e embalagens. Mas esse polímero também faz sucesso na indústria automotiva, dando forma a pedais, para-choques e até carcaças para baterias.

Economia 

A questão econômica também deve ser ressaltada. Essa resina termoplástica possui um custo de produção baixo, o que, combinado com a versatilidade que já mencionamos, torna muito rentável seu uso na indústria de plástico injetado.

Além do custo da matéria-prima diminuir para a empresa que usa esse polímero, ela consegue garantir a reutilização desse plástico posteriormente.

Aplicações 

Conforme já mencionamos, o polipropileno pode ser utilizado na produção de inúmeros produtos. 

Um bom exemplo é a fabricação de potes de cozinha, caixas de ferramentas e afins, onde seu uso é acentuado pois ele é dobrável e pode dar origem a tampas acopladas.

Brinquedos, cadeiras plásticas, cabo de ferramentas e autopeças são outros usos comuns para esse material.

Também devemos destacar sua utilização no corpo de eletrodomésticos, em que sua maleabilidade dá origem a formatos funcionais e inovadores.

O polímero ainda pode ser usado na indústria médica, em seringas e materiais esterilizáveis e na indústria têxtil.

Já entendeu tudo de resina termoplástica polipropileno?

Sabemos que nesse curto tempo que passamos juntos neste artigo, não dá para falar sobre esse polímero em profundidade.

É por isso que estamos à sua disposição para tirar todas as dúvidas; basta deixar um comentário.

E se você quiser saber mais tendências das resinas termoplásticas, não deixe de seguir as nossas redes sociais e o nosso blog.


0 Comentários




Deixe o seu comentário!