(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Prototipagem de plástico: o que é, como funciona e qual a importância

Zurich Termoplásticos 28/04/2020 Nenhum comentário Blog, Industria do plástico
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Prototipagem de plástico: o que é, como funciona e qual a importância

 

Uma dúvida comum em grandes empresas é como testar a eficiência de um projeto de plástico, avaliar seus riscos e potenciais de maneira rápida e eficaz. Uma boa alternativa é pensar em um protótipo do seu produto.

 

Não estamos falando de grandes invenções, que requerem tempo, profissionais e grandes investimentos, mas sim de um modelo preliminar do seu projeto que possa ser manipulado e testado.

 

Para que possamos compreender melhor o que é esse serviço, vamos começar esclarecendo o que é um protótipo. 

 

Um protótipo de um produto em andamento, é a parte fundamental do projeto, pois é ele que fará análises da sua forma e funcionalidade, permitindo que antes de chegar à fase final da produção, ele tenha todas as características necessárias para estar no mercado.

 

Agora, se tratando da prototipagem, toda empresa que desenvolve um novo produto de plástico precisa se certificar de que esse projeto está de acordo com a sua aplicação. A prototipagem é a responsável por atuar nesta área de checagem segura e confiável.

 

O que é a prototipagem?

A estratégia de pular de um planejamento no papel diretamente para a sua execução não é indicada, visto que há muitos riscos entre uma ideia inovadora e seu lançamento no mercado. 

 

Para exemplificar, vamos pensar em um produto: um avião movido à água. O protótipo dele poderá ser feito em um tamanho menor, sem que haja a necessidade de produzi-lo em tamanho real. 

 

O objetivo principal da prototipagem é dar vida ao produto, ainda que em uma escala menor, para que seja possível visualizar quais as partes desse projeto serão viáveis e irão funcionar sem grandes problemas, e o que deverá ser revisto; isso tudo para então, de fato, a ideia sair do papel e ganhar o seu tamanho real, com a eficiência e segurança previamente determinados.

 

O desenvolvimento de componentes é repleto de detalhes em cada etapa e , por isso, a prototipagem aparece sendo tão importante neste mercado de plásticos. 

 

Afinal, é ela que auxilia a detectar e corrigir falhas ainda no início, assim como também, verificar desde o design até a função por trás das peças produzidas a partir da injeção de termoplásticos.

 

Como funciona?

Prototipar – Essa é a ação de criar um protótipo, onde uma simulação de todas as funções será possível. Para realizar esse processo, não é preciso esperar até que o produto esteja pronto,  pois cada etapa pode ser prototipada.

 

Em um projeto maior, essa prototipagem é de suma importância nas fases de produção, sendo que ela garantirá uma maior assertividade no resultado.

 

Isso não quer dizer que terá que acontecer um processo paralelo à produção; essa prototipagem pode ser simples. Na verdade, o ideal é que seja de baixo custo, de maneira que a sua única função seja avaliação daquela etapa da produção. 

 

Sendo assim, é a partir disso que melhorias acontecerão, fazendo com que falhas, mau funcionamento ou até mesmo a não aprovação dos usuários sejam reduzidas.

 

A prototipagem aproxima o plano inicial do projeto ao resultado – isso é chamado de “fidelidade”. Para isso, os projetos podem ser desenvolvidos por meio de programas de modelagem sólida, como o CAD, ou pela conversão de arquivos de imagem obtidos por um scanner 3D ou tomógrafos.  

 

Qual a sua importância? 

O serviço de prototipagem é repleto de vantagens significativas ao longo do processo de criação de um novo produto de plástico. Mas a primeira delas, e talvez uma das mais importantes, é a visualização do seu projeto na prática pela primeira vez. 

 

Ou seja: é possível checar o projeto com todos os detalhes, e assim mais aprimorado, para que o resultado dele seja mais próximo do que você espera e precisa. 

 

Desse modo, a empresa poderá apresentar o seu protótipo de produto para os seus possíveis clientes de forma muito mais rica, detalhista e assertiva.

 

Outra importância da prototipagem é a vantagem técnica que ela possibilita, visto que saber se um produto funcionará de modo que atenda as necessidades do público-alvo em questão é um diferencial e tanto.

 

Com a prototipagem, ficará mais fácil visualizar, ainda que em pequena escala, o que será preciso adequar, quais os desafios técnicos e logísticos, quais os valores de investimento e como os clientes irão reagir ao lançamento que a empresa apresentará.

 

De maneira resumida, conheça alguns dos benefícios da prototipagem

 

  • Gerar feedbacks

Essa é uma excelente forma de conhecer e compreender como as pessoas utilizam o modelo em questão. Com o protótipo, esses testes ficarão mais concretos e você terá feedbacks poderosos para ampliar a qualidade e utilidade do seu produto.

 

  • Redução de riscos

Tudo poderá ser testado, ou seja: a garantia de acertar em todas as funções será muito maior.

 

  • Teste de funcionalidade

A materialização tornando tangível esse produto, trará respostas para questões como: Esse produto funciona? Quais ajustes devem ser feitos? Como fazê-los?

 

  • Teste de usabilidade

Poderíamos chamar esse benefício de “test drive”. É por meio deste teste que os usuários testam a ideia e interagem com ela. 

 

  • Menos investimento

O cálculo é simples: investir em protótipos é mais rentável do que investir em uma produção logo de cara, sem nenhum tipo de teste, e logo depois perceber que há inúmeras falhas no produto final.

 

Por que escolher a Zurich Termoplásticos?

Nossa história com o mercado de termoplásticos iniciou lá atrás, nos anos 80, mais precisamente em 1984. 

 

Esses mais de 30 anos de estrada nos trazem a experiência e confiabilidade de inúmeros clientes, que contam com nossos diversos serviços – dentre eles a prototipagem de plásticos.

 

Acesse nosso site e nos conheça um pouco mais, ou se preferir entre em contato conosco através do E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

 

Até breve!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *