(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Problemas e soluções no processo de injeção de plástico

Zurich Termoplásticos 25/03/2021 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Problemas e soluções no processo de injeção de plástico

Problemas e soluções no processo de injeção de plástico: descubra quais são eles!

Quase qualquer tipo de processo de fabricação é exposto a pequenos defeitos ou problemas potencialmente graves. As causas dos problemas podem ser pelo próprio processo de fabricação ou também podem ser atribuídas simplesmente ao erro humano.

A fabricação de moldados por injeção é uma arte e uma ciência. Altos níveis de conhecimento técnico e atenção aos detalhes são necessários para evitar que pequenos erros custam muito dinheiro às empresas quando se trata de produção em massa – e prevenir tais circunstâncias é essencial. 

Fabricantes de plástico trabalham incansavelmente para evitar alguns dos mais comuns problemas na moldagem por injeção que pode resultar em um produto plástico defeituoso.

Pensando nisso, neste artigo, discutiremos alguns dos problemas técnicos de moldagem que podem ocorrer durante a moldagem por injeção, e maneiras de corrigi-los e evitá-los.

Descubra agora mesmo os problemas mais comuns resultantes da moldagem por injeção plástica e como corrigi-los e melhorar sua produção!

Continue lendo!

Problemas e soluções no processo de injeção de plástico

Embora o plástico seja um material relativamente versátil, alguns problemas comuns com a moldagem por injeção ainda podem ocorrer. 

Essas deformações no produto final podem acontecer devido ao resfriamento rápido, altas temperaturas e além disso, altas pressões.

Há medidas preventivas simples que você pode adotar para evitar que esses defeitos apareçam no produto acabado, tornando o processo de moldagem por injeção de plástico mais simplificado e eficiente. 

Confira a seguir alguns dos problemas e soluções no processo de injeção de plástico: 

Linhas de Fluxo

O que é:

As linhas de fluxo são listras, linhas ou padrões ondulados aleatórios que aparecem em componentes moldados de plástico, geralmente em uma cor ligeiramente diferente do resto da peça. Eles ocorrem por causa do resfriamento no molde. 

A boa notícia é que as marcas de fluxo, ao contrário de alguns outros defeitos de moldagem por injeção, geralmente não têm qualquer impacto na integridade estrutural de uma peça de plástico, mas elas podem ser esteticamente desagradáveis para olhar.

Solução: 

Uma medida preventiva pode ser aumentar a velocidade do ciclo de moldagem por injeção. 

Assim, é possível produzir uma aparência mais uniforme. 

O plástico começa a esfriar no momento em que entra no molde, por isso, se houver uma taxa de preenchimento lenta, parte do material já terá esfriado antes do molde encher. Outra opção é focar na espessura da parede do molde, o que pode evitar assim, problemas de consistência com o resfriamento.

Descoloração

O que é:

Semelhante às linhas de fluxo, a descoloração ocorre quando a cor do produto resultante é diferente da intenção original. Este defeito comum de moldagem por injeção normalmente acontece devido às sobras de material contidas no funil.

O funil é o componente onde coloca-se a matéria-prima plástica antes que todo o processo de moldagem da injeção possa começar.

Devido às altas temperaturas, o produto resultante pode parecer estar em uma cor completamente diferente.

Solução: 

Para corrigir esse tipo de situação e evitar ainda mais a descoloração, é preciso drenar o componente do funil completamente entre os processos de moldagem por injeção. Ao limpar completamente o funil, as cores de diferentes materiais plásticos não se misturam.

Rebarbas

O que é:

Rebarbas são semelhantes ao que você pode ver quando a parte derretida de uma vela congela e gruda na superfície da mesa. 

Solução:

Para evitar que as rebarbas apareçam, é aconselhável diminuir a velocidade e a pressão ao despejar a matéria-prima no molde. 

Quando as rebarbas se tornaram muito invasivas a ponto de tornar o produto plástico resultante irreconhecível, pode ser necessário um ajuste completo na máquina.

Deformação

O que é:

A deformação é um defeito que pode ocorrer no processo de moldagem por injeção plástica, e normalmente se dá quando dobra-se uma parte do produto plástico resultante de forma diferente em comparação com o resto, resultando em uma não uniformidade.

No processo de moldagem por injeção, a deformação ocorre quando o produto é submetido a resfriamento rápido.

Solução: 

Para minimizar os casos de ocorrência, o resfriamento deve ser feito gradualmente para permitir superfícies uniformes. Em certos casos, você pode precisar de todo um redesenho do molde em si para torná-lo alcançar essa uniformidade.

Bolhas

O que é:

Uma das principais razões pelas quais a presença de bolhas ou bolsas de ar aparece no produto final é que aplica-se pressão insuficiente ao molde, a fim de remover o ar preso dentro da cavidade do molde. A causa disso também pode ser pelo resfriamento desigual do material plástico bruto.

Solução: 

Esse é um tópico extenso pois são vários os motivos que as bolhas podem se formar no processo de injeção, e em várias partes do processo de produção.

Algumas das formas de corrigir esta situação é aumentando a pressão de injeção para remover o ar dentro do molde. Além disso, pode-se colocar os pontos de entrada do molde muito mais perto das partes mais grossas do molde.

Resinas plásticas de baixa viscosidade também valem a pena se você tem lutado contra bolhas, pois são menos propensas à sua formação.

No entanto, indicamos que leia nosso artigo completo sobre o assunto, para ser assertivo na solução. Clique aqui para conferir. [inserir link artigo bolhas]

Marcas de afundamento

O que é:

Esse tipo de defeito de moldagem por injeção plástica aparece como depressões ou pequenas superfícies irregulares em um molde plano. 

Marcas de afundamento normalmente se formam quando a parte interna de um componente moldado encolhe em tamanho.

Solução: 

O resfriamento inconsistente ocorre frequentemente em moldes onde o processo de resfriamento ocorre muito rapidamente. O resfriamento rápido aumenta o risco de encolhimento desigual, colocando pressão indevida em diferentes partes do projeto e causando deformação. 

Controlar a velocidade e consistência do processo de resfriamento é vital para evitar esse problema. 

Você pode fazê-lo projetando seus moldes de plástico para ter espessura mais consistente ou alterando a temperatura do material plástico ou do próprio molde. Ou, ainda, pode considerar usar um composto plástico diferente se você descobrir que seu material original é particularmente propenso a encolhimento.

Marcas de queimadura

O que é:

Marcas de queimaduras em peças moldadas em plástico se manifestam como manchas de material preto ou descolorido em sua parte plástica. 

Na maioria dos casos, as queimaduras só afetam a superfície do plástico. O que significa que parecem piores do que são. 

Você verá muita descoloração na superfície da peça, mas a integridade do plástico em si vai não ser afetada. Em casos raros, o plástico pode queimar o suficiente para comprometer a integridade do plástico, nesse caso você terá que descartar a peça.

Solução: 

Marcas de queimadura aparecem quando o ar preso no molde ou a resina de plástico em si é excessivamente quente.

 As duas causas mais comuns são 

  1. aquecimento excessivo de resina plástica antes da injeção
  2. velocidades de injeção rápida. 

Desse modo, há o risco de prender ar quente no molde. 

As soluções, portanto, são reduzir a temperatura e a velocidade de injeção. Outras opções incluem ventilação no próprio molde (para dar ao ar preso uma maneira de escapar) e tempos de ciclo reduzidos para o processo de moldagem em geral.

Conclusão sobre os problemas e soluções no processo de injeção de plástico

Esses defeitos de moldagem por injeção não são os únicos que um fabricante de plástico pode enfrentar, além disso, as soluções de moldagem por injeção propostas não são as únicas opções que você terá para resolver cada problema.

Em última análise, você provavelmente precisará fazer alguns testes antes de encontrar o equilíbrio certo entre os materiais que você usa, as temperaturas da resina, bem como o molde, a espessura das paredes de molde, a velocidade da injeção e outros fatores. 

Existem muitas variáveis com moldagem por injeção plástica, e como você pode ver, essas variáveis podem às vezes levar a defeitos no produto final, inclusive a escolha de quem você adquire seus moldes e materiais para injeção termoplástica, como abordamos no nosso artigo sobre os problemas estratégicos que podem ocorrer, quando não se escolhe o parceiro certo.  

Para evitar esses problemas, trabalhe com uma empresa de termoplásticos  que entenda não só o processo, mas também a criação de ferramentas e a solução de problemas, como a Zurich.  

Clique aqui para conhecer os produtos da Zurich e suas soluções em injeção plástica.

Gostou desse conteúdo? Siga nossa página no Facebook  para receber mais artigos como esse!

 

Publicado por Zurich Termoplásticos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *