(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Plásticos usados na construção civil

Diego Z F 24 de junho de 2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Plásticos usados na construção civil

plasticos_usados_na_construcao_civil_zurich_termopalsticos-2

O uso de materiais termoplásticos é extremamente diversificado, se fazendo presente em uma série de objetos do dia-a-dia. Leve, baixo custo e alta resistência à ação mecânica e corrosão, são características que permitem que, cada vez mais seja utilizado o plástico na construção civil, substituindo não só a madeira, mas também o ferro.

Utilização de plásticos na construção civil

Já consolidado em instalações hidrossanitárias , devido ao baixo custo, alta durabilidade, bom isolamento térmico e fácil instalação, aos poucos o plástico vem ganhando espaço e diversificando sua utilização em obras e construções.

Os tipos de termoplásticos existentes diferem-se um do outro em características e composição, sendo assim a utilização dos mesmos para a construção civil deve sempre obedecer e respeitar essas especificidades, permitindo o uso correto em cada situação.

PVC

O PVC, termoplástico mais utilizado na construção civil e amplamente conhecido pelo uso na composição de tubos e conexões para a condução de agua fria e esgoto, também se faz presente em forros, pisos vinílicos, esquadrias e até um sistema construtivo, concreto pvc, que vem ganhando espaço como alternativa a alvenaria. Sua baixa resistência ao calor é um fator limitante de sua utilização.

Polietilenos

Existem diversas variações de polietilenos, sendo denominados em dois grupos; os de alta densidade (PEAD) e o de baixa densidade (PEBD). Sua grande resistência, tanto a elementos químicos como a tração, aliados ao baixo custo e fácil manuseio, permitem aplicações variadas como proteção de pisos e isolamento acústico, isolante térmico e impermeável para telhados.

Além disso, os tubos PEAD que podem ser utilizados em redes e ramais de distribuição de água e gás. Sua grande limitação deve-se ao fato de não poder ser exposto diretamente ao sol.

Polipropileno

O Polipropileno (PP) é uma das resinas plásticas mais utilizadas no mundo, sua alta rigidez, leveza e baixa condução térmica, são características que permitem sua utilização na produção de formas plásticas e telhas.

Poliestireno Expandido

Com boa estabilidade dimensional, boa durabilidade e de fácil manuseio, o Poliestireno Expandido (OS), pode ser utilizado na estabilização de aterros, preenchimento de pisos, isolamento térmico em telhados e dutos de ar condicionado e na composição de concreto leve.

Sua baixa resistência à luz solar, bem como o fato de não ser biodegradável, são fatores que podem limitar seu uso.

Cabe ainda menção aos policarbonatos, que devido ao seu custo mais elevado acaba sendo utilizado apenas em obras que exijam um maior cuidado estético. Por ser translucido pode vir a substituir o vidro de acordo com a situação.

Cada vez mais o plástico ganha espaço na construção civil, à variedade de características presentes nos diversos tipos possibilitam uma gama de aplicações, tornando-se assim um elemento extremamente versátil. Conhecer a especificidade dos elementos é crucial para a aplicação correta, garantindo assim qualidade à obra.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre termoplásticos e suas aplicações, e qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


0 Comentários




Deixe o seu comentário!