(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Plástico resistente é a nova aposta da construção civil. Veja porquê!

Zurich Termoplásticos 19/01/2021 Nenhum comentário Blog, Economia industrial
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Plástico resistente é a nova aposta da construção civil. Veja porquê!

O plástico resistente vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil, substituindo soluções tradicionais como a madeira e o ferro ao oferecer grandes vantagens aos construtores, tanto por sua leveza, segurança e facilidade para trabalhar.

A construção civil é um dos setores mais antigos e ainda hoje um dos principais setores da economia no mundo. No Brasil, o setor é responsável por um a cada seis empregos gerados no país, além de responder por quase 10% de nosso PIB.

Tradicionalmente a construção utiliza materiais de origem natural para edificar suas obras, contudo, desde a descoberta do plástico os polímeros vêm ganhando cada espaço. Se há tempos as soluções produzidas em plástico são utilizadas em estruturas hidráulicas e elétricas, o desenvolvimento dos polímeros ampliam sua aplicação.

As vantagens do uso do material sintético são diversas aos construtores e hoje os plásticos resistentes são capazes de substituir sem quaisquer prejuízos a madeira, ferro, vidro, entre outros utilizados em obras e reformas.

 

O plástico resistente aplicado na construção civil

A participação do plástico na construção foi crescente ao longo dos anos. Inicialmente o material era utilizado principalmente em equipamentos de segurança e ferramentas. Logo, porém, apareceu em elementos internos, como tubos e conexões, e hoje é possível encontra-lo até mesmo na estrutura, como em vigas e nas paredes.

Como isso foi possível? Graças ao grande investimento que a indústria do plástico vem aplicando no desenvolvimento dos polímeros ao longo dos anos, descobrindo novos e aprimorando as características daqueles já existentes. O resultado é que atualmente o plástico oferece uma série de vantagens na construção.

A primeira característica a se destacar é a união da grande resistência combinada à leveza dos polímeros. Com o uso do material é possível obter níveis de resistência mecânica similar ou mesmo superiores à madeira, concreto e ferro, com a vantagem de ser uma opção muito mais leve que esses materiais, facilitando transporte e manipulação.

Destacamos que as soluções fabricadas em plástica podem ser produzidas com propriedades que as deixam resistentes ao fogo e a elementos químicos, resultando em maior segurança para as edificações. Além disso, o material não deforma ou estraga com a umidade e mudanças climáticas.

Outro ponto é o excelente isolamento térmico e acústico do plástico, o que resulta em maior conforto para os usuários do imóvel, seja ele residencial ou comercial, um diferencial importante que permite os construtores conquistarem os clientes.

Ainda como vantagem possível de ser apontada pelo uso do material que motiva o aumento do seu uso em obras e reformas é a facilidade no acabamento. Não é preciso primeiro construir para depois realizar o acabamento. Isso porque as peças plásticas podem ser produzidas com qualquer cor e até mesmo receber texturas. É só fixa e pronto!

Por fim, mas não menos importante, os polímeros plásticos são, em quase sua totalidade, recicláveis, diminuindo a produção de resíduos durante a construção. Em um momento onde e urgente sermos mais sustentáveis, esse é um aspecto importante que precisa ser considerado.

Mesmo com todos esses benefícios inerentes ao uso do plástico resistente na construção civil, é inegável que ainda existem muitas pessoas com resistência aos polímeros. Muita dessa resistência, porém, advém do desconhecimento da evolução do plástico.

É importante frisar que os polímeros estão presentes em grandes projetos de alta tecnologia, como nos satélites em nossa órbita, nos aviões, maquinários, pesados, etc. E esse é só o começo!

Com o desenvolvimento continuo das resinas não é difícil imaginar que no futuro o plástico encontrará ainda mais usos no processo produtivo, sendo um material altamente moldável, fácil de trabalhar, resistente e reciclável.

Se você ainda não utiliza o plástico resistente em suas obras, a não ser nas aplicações mais comuns, é hora de repensar e procurar novas soluções em plástico que vão permitir conquistar melhores resultados e qualidade em sua edificação.

Fique por dentro de todas as novidades da indústria do plástico e saiba mais sobre a injeção de termoplásticos acompanhando nosso blog.

 

Até a próxima!

Postado por Zurich Termoplásticos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *