(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Tudo sobre plástico PVC

Diego Z F 09/06/2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Tudo sobre plástico PVC

tudo-sobre-plastico-pvc-zurich-termoplasticos-1

O plástico PVC tem grande importância na industria do termoplástico, devido as suas características e composição. Por isso destrinchamos um artigo inteiro destinado a esta matéria-prima.

Confira as principais características do plástico PVC

Composição do produto

O PVC é o segundo tipo de plástico mais consumido do mundo, atrás apenas do polietileno.

Trata-se de um material obtido a partir de 57% do sal marinho ou da terra e outros 43% de fontes não renováveis, como o petróleo e o gás natural.

A polimerização do produto acontece por meio da reação de radicais livres de cloreto de vinila, utilizando técnicas de polimerização por suspensão, solução, emulsão ou em massa.

Características do plástico PVC

Assim como o policarbonato, o plástico PVC é um produto anti chamas. A queima do polímero provoca a liberação de ácido muriático que, como cloreto de hidrogênio, acaba ocupando, por ser mais denso, a posição do ar na área da queima.

Além disso, é um material que possui muita resistência química às mais variadas substâncias, como aos ácidos, álcoois, bases, óleos e também a diversos hidrocarbonetos.

Isso torna os produtos de plástico PVC muito úteis para a aplicação em peças que venham a ter contato com produtos químicos.

Produto altamente flexível

A inclusão de plastificantes com peso molecular mais baixo permite que a resina fique mais flexível, com o comportamento semelhante ao de uma borracha.

O plástico PVC que não foi modificado já possui uma rigidez bem mais significativa.

Outros aditivos que podem ser utilizados com esse produto são os pigmentos, os estabilizantes, os lubrificantes e as cargas.

O produto não é tóxico

O plástico PVC é totalmente atóxico e inerte, podendo ser aplicado em materiais médico-hospitalares, por exemplo. Brinquedos e filmes para cobrir alimentos também são produtos que costumam utilizá-lo, mas é preciso que os aditivos também possuam essas mesmas características, serem atóxicos e inertes.

Sensibilidade térmica

O plástico PVC tem sensibilidade térmica. É necessário ter muita cautela quanto ao controle para evitar a decomposição do polímero no processamento.

Além disso, é importante se atentar também às pequenas quantidades de HCL (ácido clorídrico) liberadas da resina e que podem causar a corrosão do produto. Por isso, é fundamental que as partes metálicas tenham o tratamento adequado.

Em aplicações externas, é necessária a adição de estabilizante UV para não haver liberação do HCL.

Se ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *