(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

O uso do plástico na agricultura

Diego Z F 27 de julho de 2016 Nenhum comentário Sustentabilidade
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
O uso do plástico na agricultura

o-uso-do-plastico-na-agricultura-zurich-termoplasticos-2

O setor agropecuário, hoje, representa a maior fatia do produto interno bruto do país, sendo um dos grandes pilares da economia nacional, empregando milhares de pessoas, direta ou indiretamente, movimentando assim grandes somas de dinheiro.

Em artigo anterior, onde tratamos da relação do plástico no meio ambiente, citamos o exemplo de como a utilização de produtos compostos de polietileno em sistemas de irrigação pode ser uma alternativa que resulta em vantagens econômicas e melhor aproveitamento da água.

No entanto, essa não é a única forma de utilizar o plástico na agricultura, pelo contrário, embora ainda encontre algumas resistências, o uso de plásticos pelo setor vem crescendo ano a ano apresentando resultados de alta qualidade.

E exatamente na busca pela qualidade e eficiência que reside à adoção de soluções que contam com materiais plásticos em sua composição, afinal se o custo do uso desses materiais ainda é considerado elevado, o ganho em benefícios gerados é diverso.

A plasticultura e a busca por benefícios na produção

A utilização do plástico na agricultura já tem algumas aplicações consolidadas no Brasil, como no uso de estufas e tuneis de cultivo por exemplo, fomentando assim o conceito de plasticultura, que nada mais é que o cultivo das mais diversas culturas valendo-se de estruturas plásticas.

A adesão a esse conceito é feita de maneira a conquistar diversos benefícios relacionados à produção e qualidade, proporcionados pelos seguintes efeitos: redução dos efeitos climáticos; maior controle de luz e temperatura; dificultar o acesso de pragas e doenças nos cultivos; proteger melhor as colheitas, etc.

Além das estufas e tuneis de cultivo, o uso do plástico na agricultura também já e consolidado nas lonas para silagem e armazenamento, nos sistemas de irrigação, dos silos-bolsas e para coberturas do solo (mulching).

Estimulados pela indústria do plástico novas soluções são desenvolvidas, ganhando espaço também na pecuária, assim como a constante evolução dos materiais e técnicas nos materiais com aplicações já estabelecidas.

Em termos de novidades podemos destacar a utilização do ensacamento de frutos nos pés usando um não tecido de polipropileno (PP), apresentando ótimos resultados no cultivo de tomates e sendo testado em outras culturas frutíferas.

Já na evolução e expansão do uso dos materiais as lonas para mulching, que funcionam como um indicador do avanço do uso do plástico na agricultura tem provado toda sua versatilidade de composição e utilização. Se em período anterior era empregada em apenas culturas de ciclo rápido, agora com a evolução do material é aberta a possibilidade de seu uso em culturas mais permanentes, como o café.

Em um setor tão relevante para a economia mas ao mesmo tempo exposto as intempéries, a indústria do plástico é uma importante aliada na busca por um resultado final de qualidade superior, redução de custos e perdas.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre a indústria do plástico!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


0 Comentários




Deixe o seu comentário!