(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Plástico e meio ambiente: 6 ações para ter uma empresa sustentável

Zurich Termoplásticos 05/05/2020 Nenhum comentário Sustentabilidade, Industria do plástico
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Plástico e meio ambiente: 6 ações para ter uma empresa sustentável

 

Existe uma preocupação das grandes empresas com relação ao plástico e meio ambiente, já que essa também é uma forma das organizações obterem um olhar positivo da sociedade. Isso mostra o seu valor aos consumidores e adota mudanças significativas em prol da sustentabilidade.

 

Os benefícios para essas empresas que implantam um sistema de produção mais sustentável são diversos, inclusive financeiros, visto que, muitas vezes a reciclagem traz esse tipo de ganho, além da colaboração com a natureza.

 

A indústria do plástico é uma dessas organizações voltadas às preocupações ambientais, afinal, o plástico de hoje já é repensado de diversas formas dando origem, por exemplo, ao verde ou de mandioca, como tratamos neste texto.

 

Em dias atuais, encontrar práticas que possam ser facilmente implementadas, revertendo o impacto ambiental provocado em ações industriais, é uma pauta importante a ser discutida pelos gestores. 

 

Por isso, vamos apresentar neste artigo ações que algumas empresas já aplicam e outros métodos que podem fazer a diferença no meio ambiente e nos seus resultados!

 

Plástico e meio ambiente: práticas sustentáveis em organizações

Minimizar os impactos ambientais é o que promove benefícios à natureza, sociedade e à própria indústria. 

 

Uma das maneiras que podemos observar esses reflexos é, também, na parte financeira da organização, pois há economia de gastos juntamente com uma imagem positiva no mercado.

 

Conheça e inspire-se com ações já praticadas por muitas empresas ao redor do mundo

1 – Diminuição de materiais descartáveis

Uma das maneiras mais simples de implantar essa mudança  de plástico e meio ambiente em grandes organizações é essa. Sendo assim, cabe a todos os gestores incentivarem o uso de garrafinhas, canecas entre outros. 

 

Só com essa atitude o lixo gerado sofrerá uma alta redução e, dessa forma, muitos quilos de resíduos plásticos acumulados no fundo dos mares e oceanos se tornarão cada vez menores.

 

2 – Investimentos em equipamentos econômicos

Todos os equipamentos que fazem a empresa produzir podem ser repensados de modo que sejam mais sustentáveis. 

 

Isso pode acontecer por meio da economia de energia elétrica, adotando o uso de aparelhos mais novos e dentro dos padrões de classificação de consumo sustentável de energia. 

 

Entenda melhor por qual motivo economizar energia é uma excelente forma de colaborar com o meio ambiente lendo este texto. Além disso, o uso de lâmpadas LED é repleto de vantagens para a saúde e também auxilia a dar um alívio na conta de luz da empresa.

 

3 – Faça uso de fontes de energia renováveis

Uma tendência mundial que vem fazendo parte da rotina de muitas indústrias é a utilização de energias renováveis, como a energia solar. 

 

Embora essas mudanças parecem necessitar de muitos investimentos, esse tipo de instalação deixou de ter um alto custo há algum tempo, tornando-se mais acessível desde pequenas até grandes empresas; afinal, a preocupação ambiental passa por todas elas.

 

4 – Inspire a consciência ambiental em seus clientes

O Grupo Pão de Açúcar há algum tempo reduziu o uso de plásticos em suas embalagens. No que diz respeito às sacolas plásticas de compras, Paulo Pompilio, Diretor de Relações Corporativas do grupo, afirma que o uso caiu 70% nas lojas após a cobrança pelo produto. 

 

Essa foi uma maneira da empresa não só reduzir os plásticos descartados que vão parar em mares e oceanos, mas também os custos, uma vez que a diminuição se transforma em menos demanda de sacolas plásticas para serem produzidas.

 

Vale parar e repensar no que pode ser feito na sua empresa neste sentido. Atualmente, há no mercado plásticos alternativos como o verde e o de mandioca, que atendem todas as necessidades e ainda são biodegradáveis.

 

5 – Plástico e meio ambiente: aposte na economia circular

Esse conceito ainda é novo, mas muito eficiente. Trata-se de uma nova forma de consumir, desde o design dos produtos até a própria relação com a matéria-prima (que se transforma em mercadorias e logo após em resíduos).

 

Na prática, a economia circular provoca a diminuição do desperdício ao mínimo. 

Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez; isso cria mais valor e evita que esse descarte aconteça na natureza, pois como sabemos nada no mundo é jogado fora, de modo que, não existe o “fora”. 

 

6 – Forme um compromisso social

É possível dar início, dentro da organização, em parceria com os colaboradores, projetos com o intuito de criar meios sustentáveis. Essas ideias e projetos envolvem todos os funcionários conscientizando-os e integrando a empresa em causas ambientais.

 

Reúna informações, ações já testadas pelos seus concorrentes, ouça o que os colaboradores têm a dizer sobre isso, e aí sim, forme o compromisso social da sua empresa. 

 

Com todos esses objetivos traçados e alinhados, ficará mais fácil de colocá-los em prática e se tornar uma empresa que não só se preocupa, mas também contribui significativamente com o meio ambiente.

 

A Zurich Termoplásticos é uma dessas empresas que busca sempre atualizar suas práticas frente a sustentabilidade. Por isso, geramos produções por meio de injeção de termoplásticos de maneira segura, com qualidade e atendendo às normas sustentáveis.

 

E você, o que tem feito para cooperar com um mundo mais sustentável? Nos ajude a espalhar essa ideia compartilhando este texto com empresas que você conhece.

 

Para ficar por dentro de assuntos como esse e tornar sua empresa mais sustentável unindo plástico e meio ambiente, acompanhe a nossa rede social.

 

Até a próxima!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *