(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Diferença do plástico e da borracha

Diego Z F 28 de dezembro de 2016 Nenhum comentário Dicas
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Diferença do plástico e da borracha

plastico-e-borracha-2

O plástico e borracha são materiais presentes em diversos produtos que utilizamos em nosso dia a dia, e além desse fator possui em comum o fato de ambos estarem incluídos nas famílias dos polímeros, que tem por possuem grandes moléculas em sua estrutura e características especiais variadas.

Apesar dessas semelhanças ambos os materiais possuem grande diferenças na forma como são produzidos, o que leva a resultados finais distintos e por consequência utilizações variadas que se adequam melhor a um ou outro tipo do material.

No momento de desenvolver produtos que atendem a um mercado é importante possui conhecimento sobre as matérias-primas empregadas para realizar uma escolha que forneça um resultado de alta qualidade, por isso nesse artigo explicamos a diferença entre o plástico e a borracha. Confira!

Plástico e borracha: entendendo as diferenças

Como dissemos acima tanto o plástico quanto a borracha estão na família dos polímeros, possuindo uma estrutura molecular parecida. Contudo, ao processo e materiais utilizados em suas produções são amplamente distintos.

Os polímeros plásticos são produzidos geralmente a partir de derivados de petróleo, como o nafta ou mesmo a parafina, sendo que junto aos mesmos são adicionados elementos sintéticos que irão criar os diferentes tipos do material.

Classificados em termoplásticos e termorrígidos, cada tipo de plástico presente dentro desses grupos irá possuir características únicas, como densidade, dureza, capacidade de moldagem, índice de resistência mecânica e química, nível de transparência, etc, lembrando que o que os une é sua ampla capacidade de moldagem e manutenção da forma após esse processo.

Além disso, os materiais do grupo termoplásticos podem ser derretidos quando submetidos a altas temperaturas e moldados em formas diferentes das originais, sendo alguns dos principais elementos dos processos de reciclagem executados no mundo todo.

Já a borracha pode tanto ser obtida através do uso de polímeros naturais como o látex provindo das seringueiras ou mesmo uma variedade de polímeros sintéticos, sendo ainda necessário que o produto passe por um tratamento conhecido como ligação cruzada.

Essa ligação geralmente é elaborada pelo uso de agentes químicos variados que irão definir as características do produto final, lembrando que há diversos tipos de borrachas, como as utilizadas em pneus e mangueiras, por exemplo, e que possuem condições mecânicas, estado químicos e estabilidades térmicas diferentes entre si.

De comum aos diferentes tipos de borracha existente estão a sua capacidade de ser esticada e voltar ao seu formato original sem a mesma pressão, tendo assim um potencial de elasticidade único quando comparados a outros materiais.

Com suas semelhanças e diferenças o plástico e borracha são materiais que por sua composição e resultados alcançados nos diferentes tipos são indispensáveis em nossa cadeia produtiva, sendo que o desenvolvimento da tecnologia promete ampliar ainda mais o uso de ambos os polímeros.

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


0 Comentários




Deixe o seu comentário!