(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Meio ambiente – O plástico não é o vilão!

Diego Z F 05/10/2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Meio ambiente – O plástico não é o vilão!

plastico-05-10-16-01

O plástico há tempos é considerado um dos grandes vilões do meio ambiente, seja pelo longo tempo necessário para a sua decomposição na natureza, ou mesmo pelo processo de fabricação de alguns dos polímeros que exigem petróleo ou gás natural, ambos com alto potencial poluente.

Ao mesmo tempo poucos materiais produzidos pelo homem possuem tantas qualidades em sua utilização como: baixo custo, ampla gama de utilização, ótima resistência mecânica e térmica, além de grande parte dos produtos produzidos através dos polímeros plásticos serem reutilizáveis ou mesmo recicláveis.

Somada a isso, o rápido desenvolvimento experimentado pela indústria do plástico nos últimos tempos, permitiu o desenvolvimento de materiais inovadores que produzem menor impacto ao meio ambiente.

O uso consciente do plástico e o meio ambiente

O uso de materiais plásticos pela humanidade pode ser considerado relativamente novo, mal ultrapassando a barreira dos 100 anos, sendo que o uso em grande escala do material começou apenas em 1950, com o aumento na exploração do petróleo somado aos baixos custos de produção permitiram que ele ganhasse o mundo em diferentes aplicações.

Desde então é perceptível um aumento na produção de produtos e materiais plásticos ano a ano. Em 2012 era estimava em 288 milhões de tonelada, o que evidencia a grande utilização do material para os mais diversos fins.

Os excessos de produção aliados ao desperdício acabam por destacar aquele que talvez seja o grande problema dos plásticos e sua má fama relacionada ao meio ambiente: sua demora na decomposição, que pode levar até 450 anos.

Com isso o acumulo de resíduos contendo componentes plásticos em terra e água são comuns de se ver. Além da sujeira, podem afetar diretamente diversos ecossistemas, como no mar, por exemplo.

No entanto há de se destacar que mais que o plástico, a causa desses problemas são o uso irracional do material e evidente desperdício. Em outras palavras: o uso por vezes é indiscriminado e o material não é nem aproveitado, nem descartado corretamente.

Além disso, a utilização de peças produzidas a partir de componentes plásticos tem ganhado espaço nas indústrias automobilísticas, aeronáutica, naval e outras, substituindo peças que não apenas causariam maiores impactos ao meio ambiente em sua fabricação, como também melhorando a performance de produtos diminuindo seus consumos de combustíveis.

Também é possível observar diversas iniciativas que buscam avançar nas características do material que mais agridem o meio ambiente, sendo desenvolvidas soluções de plásticos biodegradáveis ou mesmo produzidos a partir de fibras naturais como a cana de açúcar e até mesmo o abacaxi.

O consumo consciente em conjunto com as novas soluções plásticas são medidas que se adotadas permitem que a humanidade se aproveite de todas as qualidades do material com o mínimo impacto ambiental possível, transformando o plástico de vilão a herói.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre os plásticos!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *