(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Falta de estoque = Prejuízo

Diego Z F 23 de fevereiro de 2017 Nenhum comentário Economia industrial, Logística
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Falta de estoque = Prejuízo

A importância da gestão de estoque

Hoje as peças moldadas a partir dos diferentes tipos de plástico são amplamente utilizadas por membros da cadeia produtiva servindo como base para a confecção de uma série de produtos e mercadorias que atendem consumidores de todas as classes, nichos e estilos.

Com isso não seria exagero dize que falta de estoque de peças moldadas podem trazer uma série de prejuízos não apenas as empresas produtoras, mas também para os seus clientes, como as cadeias varejistas, que se veem incapacitadas de vender.

A importância da gestão de estoque 

A questão do estoque na administração de empresas já foi amplamente debatida havendo hoje diferentes modelos que são colocados em prática de acordo com o modelo de negócio exercido. Entre aquelas que trabalham com os mesmos, é inegável que a ruptura de estoque, pode trazer prejuízos severos.

Hoje as peças moldadas a partir da injeção de termoplásticos são matéria-prima fundamental, como dissemos acima, de tal modo que a falta repentina das mesmas forçam a parada da linha de produção, sendo importante sempre contar com um estoque adequado das mesmas.

A parada abrupta por falta de material é capaz de gerar uma série de prejuízos tais como:

  • Pagamento de funcionários por um dia não produtivo;
  • Gastos com hora extra para compensar o tempo parado;
  • Atrasos na entrega, que prejudicam a imagem de sua empresa perante seus clientes.

Esse último seja talvez o mais grave, uma vez que a depender do atraso pode arranhar sua imagem de forma quase definitiva resultando em perdas de cliente e de nome no mercado, o que pode levar um longo período de tempo para ser revertido, especialmente caso enfrente forte concorrência em seu segmento.

Os motivos para que ocorra uma ruptura em seu estoque de peças moldadas podem ser variados como:

  • Problemas com seus fornecedores;
  • Atraso na entrega das peças moldadas;
  • Má gestão do estoque;
  • Demanda mais alta do que o previsto.

Casos essas situações venham a ocorrer para que sua produção não fique parada é importante que você tenha sempre um estoque de emergência com as peças utilizadas na produção das suas mercadorias.

O tamanho desse tipo de estoque é variável de acordo com sua demanda, contudo é importante que o mesmo seja utilizado apenas em situações emergenciais.

Imagine o seguinte cenário:

Por uma demanda imprevista o seu estoque de matéria-prima fica zerado. Para não precisar esperar a entrega do fornecedor, que já foi solicitada antes, você resolve utilizar o estoque de emergência, mas quando pede as informações do mesmo percebe que está muito abaixo do suficiente para a produção do dia.

Nada disso acontece se o estoque não for reduzido!

Evite esse tipo de dor de cabeça. Mantenha o seu estoque, o de uso regular e o de emergência, sempre abastecido e controlado!

Dessa forma sua produção não fica parada e os prejuízos passam bem longe.

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


0 Comentários




Deixe o seu comentário!