(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

O que é plástico de engenharia?

Diego Z F 24/10/2018 Nenhum comentário Industria do plástico
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
O que é plástico de engenharia?

Na indústria do plástico o mercado de resinas de commodities é gigantesco, mas está longe de ser o único.

O plástico de engenharia ocupa papel cada vez mais central no setor e aponta para o futuro dos polímeros.

Entenda o que é o plástico de engenharia, sua importância para o setor produtivo e relação com a injeção de termoplástico.

Entendendo o plástico de engenharia

O plástico de engenharia nada mais é que os polímeros que são transformados em peças utilizadas na produção de mercadorias.

Ele é utilizado pelo homem há milhares de anos, desde quando ainda estávamos limitados a resinas naturais, como o verniz extraído de árvore pelos chineses.

Com a descoberta dos polímeros sintéticos, porém, as possibilidades e a capacidade de transformação foram multiplicadas.

Hoje o plástico de engenharia se mostra fundamental para termos produtos mais leves, resistentes e eficientes.

Um grande exemplo é o setor automotivo.

O plástico é um dos materiais mais importantes na fabricação de carros. E essa participação deverá crescer ainda mais no futuro.

Isso porque esse componente é capaz de se adequar às mais diversas formas, apresenta bom nível de resistência e é extremamente leve.

Se hoje já contamos com expressivas melhoras no consumo de combustível esse fator deve se aprimorar ainda mais em breve.

Os grandes players do setor automotivo investem pesado no aprimoramento de materiais já existentes e no desenvolvimento de novos.

Os tanques de combustível dos carros são produzidos de peças plásticas em ABS e recebem pintura metalizada para dar efeito de metal, porém mais leve e mais durável.

Ele está presente também na produção de maquinários, de dispositivos móveis, equipamentos esportivos e muitos outros usos.

Assim, o plástico de engenharia se mantém relevante e ganha espaço nos processos produtivos.

Para que isso seja possível a injeção de termoplásticos é fundamental. Esse é um processo que molda os polímeros de modo a dar a forma a qual serão utilizados nos mais diferentes produtos.

A injeção de termoplásticos não apenas garante a qualidade do resultado final como permite ganhos em escala.

Esse último aspecto é particularmente importante para atender um mercado de consumo de massa, tornando possível atender a demanda com valores razoáveis.

Não há dúvidas de que o nosso futuro passa pelo plástico de engenharia. Que eles possam continuar facilitando nossas vidas.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas e informações sobre a indústria do plástico.

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *