(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

O que é coinjeção e quais são os benefícios? Descubra aqui!

Zurich Termoplásticos 18/02/2021 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
O que é coinjeção e quais são os benefícios? Descubra aqui!

Você sabe o que é coinjeção de plásticos? A técnica é uma importante aliada na produção de peças a partir dos polímeros, permitindo alcançar propriedades únicas que atendam às necessidades de seu negócio.

Hoje, a injeção de plásticos está presente nos processos produtivos de empresas dos mais diversos setores, possibilitando a criação de soluções de alta qualidade e capazes de alcançar os anseios de empresas e produtores.

Além de tomar todos os cuidados para acertar na escolha da melhor empresa de fabricação de plásticos, é importante também conhecer um pouco mais sobre esse processo produtivo. O conhecimento e a informação são as ferramentas para tomar melhores decisões.

Entenda a partir de agora o que é coinjeção de plásticos e conheça os benefícios que essa técnica pode gerar para seus produtos ou componentes!

 

O que é coinjeção de plásticos? 

É a aplicação de dois polímeros diferentes em um mesmo molde para atingir objetivos específicos, como mudanças de propriedades físicas dos polímeros ou mesmo a redução de custos na produção.

Ao longo dos anos, a injeção de termoplásticos vem apresentando contínuo desenvolvimento, entregando melhores resultados, seja na produtividade, qualidade ou diversidade de necessidades que seja capaz de atender. 

A coinjeção de plásticos é uma técnica que atende esses quesitos. 

 

Tipos de coinjeção de plástico

A indústria do plástico trabalha atualmente com dois tipos de coinjeção: a base de máquina e a base de molde, sendo que cada um dos tipos conta com vantagens e aplicações específicas – a escolha por uma delas está sempre relacionada ao objetivo pretendido.

1 – A coinjeção por máquina exige duas ou mais unidades de processamento, sendo considerado um processo de câmara fria. 

O plástico derretido em cada unidade de processamento passa por um coletor onde é combinado, sendo aplicado no molde por um único bico injetor. O resultado é um produto coberto por uma película de polímero.

 

2 – Já a coinjeção a molde é um processo de câmara quente, onde os dois polímeros fundidos são mantidos separados até a última fase de produção. 

Os plásticos se unem quando chegam ao molde, o que gera um efeito de dupla camada. Esse tipo de coinjeção está muito presente em produtos do nosso dia a dia, como nas escovas de dente, por exemplo.

 

Por que fazer coinjeção a molde?

Além de permitir conquistar efeitos estéticos diferenciados, a coinjeção a molde também permite conquistar uma variedade de propriedades para suprir as necessidades da solução. 

É fundamental para isso, contudo, que os responsáveis conheçam em profundidade os polímeros e seu comportamento quando unidos uns aos outros.

Agora que você já entendeu o que é coinjeção de plásticos, está na hora de entender quais são os benefícios do uso dessa técnica para a sua empresa.

 

Os benefícios de utilizar a coinjeção de plásticos

Em um ambiente de negócios marcado pela alta competitividade, as empresas precisam estar sempre em busca de melhorias que permitam se destacar da concorrência, seja com inovação, qualidade ou redução de custos.

Quem utiliza peças plásticas em seus produtos, seja como material principal ou como componente, tem a vantagem de contar com uma indústria polivalente que conta com ampla variedade de soluções, entre elas a coinjeção.

Além disso, também garante que vai trabalhar com matéria-prima de excelência e grande diversidade de aplicações.

Entre as vantagens do uso da coinjeção de plásticos em seu processo produtivo podemos destacar:

  • Possibilidade de obter propriedades únicas;
  • Possibilidade de obter melhorias estéticas;
  • Possibilidade de obter melhor custo benefício.

 

Exemplo prático dos benefícios da coinjeção de plástico

Um exemplo de como a coinjeção de plásticos pode beneficiar seu negócio é com o uso de plástico reaproveitado no interior das peças, enquanto a superfície mantém um acabamento fino com uma casa de plástico virgem. 

Outro exemplo é que a coinjeção permite que você tenha peças plásticas com maior resistência térmica, utilizando polímeros mais resistentes a esse fator no interior. 

Essas são apenas duas possibilidades entre muitas! 

Contar com uma empresa parceira que entenda o que é coinjeção e saiba utilizar a técnica com maestria é muito importante para que você obtenha peças plásticas de alta qualidade, capazes de atender às suas necessidades e com menor custo de produção.

Para saber mais sobre a indústria do plástico e a injeção de termoplástico siga nossas páginas nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog!

Até a próxima!

 

P.S.: Tem dúvidas sobre o assunto? Fale com um especialista Zurich e veja como nosso processo de coinjeção é o ideal para os seus produtos.

 

Publicado por Zurich Termoplástico

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *