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Lucro das empresas – As 4 fases do ciclo de vida do produto

Diego Z F 06/04/2017 Nenhum comentário Economia industrial
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Lucro das empresas – As 4 fases do ciclo de vida do produto

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No processo de injeção de plásticos produzimos materiais que serão transformados em produtos acabados para atender o consumidor final.

No intuito de sua empresa atingir o máximo potencial, é fundamental conhecer a fundo o ciclo de vida dos produtos e suas quatro fases.

Esse domínio irá respaldar e permitir tomadas de decisões assertivas sobre a produção e formas de venda das mercadorias.

A injeção de plástico e o ciclo de vida dos produtos

Antes de apresentar, vale lembrar que não estamos falando do tempo de degradação de um material ou do processo fábrica->distribuidor->consumidor->descarte.

Essas questões são relevantes, sem dúvidas, mas iremos abordar outros aspectos.

O que nos interessa nesse momento é a história de uma mercadoria através de suas fases de vendas, que vai da sua introdução à retirada do mercado.

As 4 fases do produto

1. Introdução:

É a fase inicial do produto. Quando ele é introduzido ao mercado pela primeira vez.

Características dessa fase:

  • Vendas: Seu público-alvo ainda não conhece e não confia em seu produto. Não tenhas dúvidas: as vendas começarão baixas;
  • Concorrência: Se por um lado seu público ainda não conhece seu produto, por outro, nesse momento inicial, você não terá concorrência ou essa será muito baixa;
  • Lucro: Baixas vendas geram resultados financeiros nulos ou mesmo negativos. O importante aqui é persistir e não cogitar trocas e cancelamentos que podem apenas agravar o caso.

2. Crescimento:

Nessa fase seu produto começa a ser aceito pelo mercado e passa a atrair atenção dos consumidores e da concorrência.

Caracteriza essa fase:

  • Vendas: Com a aceitação e o conhecimento dos consumidores de seu produto, as vendas experimentam um amplo crescimento;
  • Concorrência: Ao observar seu crescimento, outros produtores irão perceber uma oportunidade de atuação, e sua concorrência começa a aumentar;
  • Lucro: Vendas em crescimento significam que sua operação, enfim, passará a dar lucro que, nesse momento, será crescente.

3. Maturidade:

Essa fase representa o momento que seu produto alcança o pico da demanda. É o auge e é nesse patamar que seus esforços deverão ser alocados.

É comum também que aqui as empresas busquem inovações para manter sua mercadoria no topo por mais tempo.

Como características:

  • Vendas: Nesse estágio há poucas variações na venda da sua mercadoria. Opções consolidadas entre os consumidores se manterão constantes;
  • Concorrência: Sua empresa se fortaleceu durante os estágios anteriores, e a concorrência também. Prepare-se para enfrentar fortes competidores em busca de um espaço no mercado;
  • Lucro: A tendência nesse momento é de que seu lucro se mantenha constante e positivo.

4. Declínio:

Assim como outras formas de vida, seu produto também possui um ciclo de começo, meio e fim.

A fase do declínio representa a diminuição do interesse dos consumidores por seu produto.

Como consequência, observamos o seguinte quadro:

  • Vendas: Sem o interesse dos consumidores, a queda nas vendas é fatal;
  • Concorrência: A perda de espaço no mercado também enfraquece sua concorrência. Nesse momento, muitos players se retiram do mercado;
  • Lucro: As quedas nas vendas se transformam em uma rápida queda no lucro. Caso não tome uma atitude, as chances de colher prejuízos são altas.

Agora que você conhece as 4 fases, é importante se lembrar de que não há como apontar uma média de tempo para que cada uma dessas fases ocorram.

Quantos produtos você conhece que há anos estão no auge e consolidados? Sim, a maturidade pode ser extremamente longa, tudo irá depender das ações empregadas com esse objetivo.

Por isso, conheça a funda o ciclo de vida de seus produtos. Entender em que fase cada um se encontra irá permitir que tome decisões assertivas para conquistar os melhore resultados.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando e tenha acesso a muitos outros como esse!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

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