(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Injeção de termoplásticos e importância na proteção do molde

Diego Z F 29/06/2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Injeção de termoplásticos e importância na proteção do molde

injecao-de-termoplasticos-e-importancia-na-protecao-do-molde-zurich-termoplasticos-2

Investir em treinamentos bem como divulgar o conhecimento entre funcionários permite um ganho consistente de qualidade, tirando o máximo proveito do processo.

Injeção de termoplásticos e importância na proteção do molde

As maquinas injetoras de termoplástico são dotadas de alta tecnologia. Com produção no exterior é comum que seus painéis de programação operem apenas em língua estrangeira, o que aliado à falta de capacitação pode dificultar a regulagem correta, tão necessária.

Embora seja uma composição única, podemos dividir a maquina em duas unidades: a de injeção e de fechamento. Na injeção, como o nome dá a dica, é onde a maquina será abastecida dos grânulos de plástico que posteriormente serão aquecidos e derretidos.

Já a de fechamento é onde o plástico já derretido será adicionado ao molde específico ganhando a forma desejada, que pode ser extremamente diversa de acordo com as necessidades.

Colocado dessa forma pode parecer um processo bastante simples, no entanto exige preparo e treinamento adequado. Sua programação requer do funcionário conhecimentos importantes como a pressão que deve ser exercida, velocidade e tempo.

Erros em qualquer um desses fatores pode ocasionar a quebra de moldes, pinos, gavetas, machos hidráulicos e até mesmo placas e cavidades amassadas, estando aí os maiores desperdícios e prejuízos desta indústria.

Para realizar a injeção de termoplásticos de forma eficiente, vale seguir algumas dicas para a regulagem da proteção do molde.

O primeiro passo é verificar a posição do molde, que deve ser regulada antes do pino guia entrar na bucha guia, ou do pino inclinado entrar na gaveta. É importante que todos os detalhes como, por exemplo, a cunha,estejam na posição perfeita.

Regular a pressão de forma correta é também fundamental. A pressão muito elevada levará o molde a esmagar o que encontrar pela frente, podendo ocasionar quebras. O ideal é sempre manter a pressão a mais baixa possível evitando assim esse tipo de incidente.

As maquinas de injeção de termoplásticos mais modernas, são equipadas com reguladores de velocidade, que geralmente variam em três potencias. Ao contrário da pressão, aqui vale aplicar a maior velocidade possível, levando em conta os detalhes do molde. No início da proteção do molde, o mesmo se feche com a maior velocidade e menor pressão.

Encontrar a regulagem exata para a finalização da proteção do molde pode ser trabalhoso, requisitando diversas tentativas até encontra-la, sendo assim o cuidado e atenção nesse processo são essenciais.

Conhecer o maquinário e funcionamento permite uma utilização correta do mesmo, ganhando em qualidade do produto final e minimizando desperdícios.

De forma resumida abordamos o processo de injeção de termoplásticos. Continue nos acompanhando para saber mais. Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *