(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Injeção de termoplásticos e o meio ambiente

Diego Z F 13/07/2016 Nenhum comentário Sustentabilidade
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Injeção de termoplásticos e o meio ambiente

injecao-de termoplasticos-e-o-meio-ambiente-zurich-termoplasticos-2

Desde o final do século passado a preocupação com o meio ambiente e a adoção de medidas que prezam pela sustentabilidade tem estado em alta. Não apenas de governos, mas da sociedade como um todo, impulsionada principalmente pelos processos de mudanças climáticas que atravessamos.

Nesse contexto a reciclagem nunca foi tão valorizada, havendo desde então diversas iniciativas para a promoção do processo em si, seja através de ações educacionais que reforçam a importância da coleta seletiva do lixo, até o estimulo a compra e utilização de produtos reciclados.

Os materiais produzidos através da injeção de termoplásticos andam de mãos dadas com essa ideia, podendo ser reciclados e reaproveitados de diversas formas como demonstrado em artigos anteriores em nosso blog.

No entanto, a reciclagem de detritos não é a única forma existente de aliar a injeção de termoplásticos com as preocupações ambientais.

Os termoplásticos são extremamente versáteis, sua capacidade de modelagem através da aplicação de calor, permitem a aplicação nos mais diversos produtos e seus fins.

Como a injeção de termoplásticos ajuda o meio ambiente?

Durante o ano de 2014, e parte de 2015, atravessamos uma grave crise hídrica que se por um lado gerou consequências para vida das pessoas e até a economia, por outro despertou a atenção de todos para o uso consciente da água, recurso essencial para a vida.

Em uma das atividades que mais consomem água, a agricultura, é colocada em prática uma ideia que alia a injeção de termoplásticos junto a iniciativas que visam a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Os plásticos já são amplamente utilizados nos sistemas de irrigação, em especial o PVC, poliéster e o polietileno. Essa última resina que vem ganhando espaço em sistemas de irrigação por gotejamento e sistemas de aspersão e microaspersão.

As vantagens da utilização do PE, em comparação ao PVC, são inúmeras, destacando-se em especial duas: maior longevidade e instalação simples sem a necessidade de emendas, dessa forma a utilização de PE, além de diminuir a produção de detritos, ainda evita possíveis vazamentos decorrentes de emendas.

A irrigação por gotejamento ainda pode reduzir a perda de água a apenas 10%, índice esse que chega a 40% em sistemas convencionais, diminui o consumo de energia, exigindo menor pressão para seu funcionamento, além de permitir o uso de fertilizantes de forma mais dosada.

Ou seja, uma ideia simples que leva a ganhos consideráveis para o meio ambiente, atacando em três frentes fundamentais: consumo de água, consumo de energia e melhor aproveitamento do solo.

As possibilidades da utilização de termoplásticos em ações de cunho ambiental são infinitas, basta utilizar a criatividade, pensando fora da caixa. Como dissemos antes: mais do que necessário, é urgente que surjam mais iniciativas desse tipo, afinal o meio ambiente é também nossa casa.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre os termoplásticos e suas aplicações!

Dúvidas ou sugestões? Comente!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *