(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

A origem do plástico

Diego Z F 30 de novembro de 2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
A origem do plástico

industria-do-plastico-plasticos-injetados-2

Quem observa o amplo uso do plástico na fabricação de produtos e componentes que são utilizados desde tarefas diárias até a fabricação de aviões, sendo que em alguns casos substitui até mesmo o ferro. Você pode não imaginar o quão recente esse elemento está presente na história da madeira.

Ao contrário do vidro, da madeira e do ferro que são utilizados a milhares de anos e foram fundamentais para o desenvolvimento humano, o primeiro polímero plástico produzido sinteticamente foi fabricado a menos de 100 anos, na primeira metade do século passado.

Desde então a evolução no processo de desenvolvimento do material sofre uma evolução fantástica, sendo que hoje em dia é possível encontrar diferentes processos de transformação do mesmo, como no caso do plástico injetado ou por extrusão, por exemplo.

História do plástico: o caçula que dominou o mundo

O desenvolvimento do plástico como matéria prima foi tardio quando comparado a outros, porém é explicado por não ser um material natural, sendo que o mesmo vem das resinas derivadas do petróleo, sendo que o acesso a tecnologia que permitira a manipulação dos polímeros ocorreria apenas na época de sua invenção, em 1920.

Pertencente a categoria dos polímeros, ou seja, moléculas grandes possuidoras de características especiais que podem ser variadas, seu nome tem curiosamente origem grega, significando aquilo que pode ser moldado.

E é justamente essa característica do material, que é capaz de ser moldado e manter a forma com rigidez, fez com que o mesmo fosse amplamente adotado pela cadeia produtiva de diferentes segmentos e assim conquistando os lares do mundo todo.

Entre os diferentes tipos do material utilizados nos dias de hoje aqueles que são utilizados no processo de transformação conhecido como plástico injetado se destaca pela sua versatilidade e facilidade de produção, sendo que alguns materiais como o PET são amplamente conhecidos do público, mesmo os leigos no assunto.

Durante a década de 1980 e 1990 o plástico foi apontado por ambientalistas como o grande vilão do meio ambiente por conta de sua demorada deterioração quando descartado no meio ambiente, sendo que embora seja uma preocupação justa parece não dar conta de toda complexidade envolvida no processo.

Vale lembrar que grande parte dos materiais produzidos através de plástico injetado podem ser reciclados e reutilizados, sendo que novas técnicas vem surgindo com o tempo aumentando sua possibilidade de uso, o que leva a crer que o problema ambiental levantado possui uma maior relação com o desperdício e mau descarte dos resíduos que o material em si.

Seja como for é inegável que o jovem material produzido no amanhecer do século XX e que durante os anos anteriores conquistou o mundo deve continuar sua caminhada e ampliar seus usos, mostrando assim toda sua versatilidade e capacidade de atender com qualidade as diferentes demandas.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre a indústria do plástico!

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


0 Comentários




Deixe o seu comentário!