(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Os robôs e a indústria do plástico

Diego Z F 07/02/2017 Nenhum comentário Industria do plástico
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Os robôs e a indústria do plástico

indústria do plástico (1)

Os livros e filmes de ficção científica produzidos ao longo da história sempre trataram de mostrar o futuro como uma local onde humanos convivam com robôs e soluções de alta tecnologia para a execução das mais variadas atividades.

Se em alguns aspectos a realidade não chega aos pés da ficção, o uso de robôs em linhas de produção de diferentes segmentos já não é mais uma novidade, sendo que as soluções automatizadas contribuem hoje para a execução de um trabalho com menores riscos de acidentes, ganhos em produtividade e redução de custos.

Na indústria do plástico o cenário não poderia ser diferente de forma que as soluções da denominada indústria 4.0 em constante desenvolvimento cada vez mais chamam a atenção dos empresários brasileiros do setor.

Os benefícios da tecnologia

Em um mercado altamente competitivo é fundamental que as empresas invistam em soluções que permitam se destacar da concorrência e assim alcançar resultados mais expressivos, seja através do aumento do desempenho, da qualidade do produto final ou mesmo da redução de custos.

Nesse sentido as soluções automatizadas como os robôs utilizados nas linhas de produção se destacam, aumentando a produtividade de uma máquina em até 30% em média e apresentando uma melhor qualidade do produto final com menos sobras e desperdícios de material.

Além disso, o uso de robôs nas linhas de produção também contribui para a diminuição dos acidentes de trabalho, uma vez que as máquinas são capazes de realizar as tarefas que possuem maior risco aos operadores de máquinas.
Hoje a indústria do plástico utiliza prioritariamente os chamados robôs cartesianos, que são aqueles em que os movimentos das garras percorrem três direções, que possuem comos principal função a retirada das peças das máquinas e colocação em local adequado.

O desenvolvimento da tecnologia, contudo tem proporcionado o barateamento da tecnologia o que amplia as oportunidades para as empresas do setor se beneficiarem desse tipo de solução, aprimorando assim suas linhas de produção para oferecerem produtos de maior qualidade em um menor custo.

As linhas de produção a cada ano recebem o impacto das inovações tecnológicas que buscam aprimorar o controle, qualidade, desempenho e segurança dos processos, e os robôs são uma pequena parte desse avanço que dentre em breve irá transformar toda a cadeia produtiva.

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *