(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Segurança na indústria do plástico

Diego Z F 23/11/2016 Nenhum comentário Industria do plástico
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Segurança na indústria do plástico

industria-do-plastico-1

O uso do plástico é consolidado para a fabricação de diferentes produtos, sendo que atualmente a indústria do plástico é uma das mais importantes para a cadeia produtiva do mundo todo e gerando milhares de postos de trabalho.

Assim como todos os setores produtivos é fundamental que as empresas do segmento busquem fornecer condições para que a atividade laboral possa ser realizada com segurança e com respeito à saúde do trabalhador, lembrando que a prevenção é sempre a melhor alternativa.

Principais medidas para contenção de riscos na indústria do plástico

Anualmente o número de profissionais que trabalham nos setores que compõe a indústria do plástico e se acidentam durante o exercício de sua atividade profissional chegam as casas dos milhares, sendo que reduzir o número de acidentes é uma obrigação de todos.

Nesse sentido o uso de equipamentos individuais de segurança, como óculos e máscaras protetoras, protetores auriculares, máscaras respiratórias, luvas, botas e macacões são fundamentais para proteger o corpo do trabalhador de queimaduras, contusões, dermatites e o surgimento de doenças respiratórias, que são alguns dos principais acidentes do setor.

Além desses, é importante que os maquinários utilizados, como no caso das máquinas injetoras, possuam equipamentos de proteção coletiva, como portas de seguranças e placas isolantes, sempre em pleno funcionamento e em bom estado de conservação.

Da mesma forma, nesse sentido, é notório o desenvolvimento de dispositivos de segurança que tendem a deixar os processos mais seguros, como no caso dos acionamentos duplos em máquinas que se fecham sobre alta pressão, que contribuem para evitar que a mesma seja acionada enquanto a mão ou braço de um colaborador esteja abaixo da mesma.

Mas não se trata apenas de fornecer os equipamentos corretos e realizar a manutenção das maquinas utilizadas no processo produtivo, é preciso realizar treinamentos constantes que permitam o uso correto dos equipamentos, além de uma constante vigília para que o uso dos equipamentos individuais seja respeitado.

Outro problema comum, dizem respeito ao uso de acessórios, cabelos longos soltos e uso de roupas com mangas compridas na operação de máquinas rotatórias, que podem engajar no maquinário arrastando o trabalhador para dentro do mesmo, sendo que em alguns casos há riscos de graves acidentes que, inclusive, podem ser fatais.

Um dos grandes perigos que contribuem para a exposição aos riscos é o excesso de confiança, sendo comum observar casos onde trabalhadores com larga experiência e que nunca sofreram acidentes se sintam tão confiantes sobre suas atribuições que dispensem procedimentos em troca de um suposto ganho em agilidade e conforto, se expondo assim a riscos desnecessários.

Reduzir o número de acidentes em um setor exigem cuidados de todas as partes envolvidas, sendo uma questão que remete tanto a colaboradores quanto empresários, lembrando que executar a atividade laboral com saúde e segurança é essencial para alcançar melhores níveis de bem estar e segurança.

Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *