(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

A indústria do plástico no meio automotivo

Diego Z F 17 de agosto de 2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
A indústria do plástico no meio automotivo

industria-do-plastico

A indústria automobilística é uma das maiores do mundo. A exigência dos consumidores e alta competitividade do setor obrigam as diferentes marcas a desenvolver e aplicar inovações constantes, não apenas ao que tange o conforto do carro, mas também, e principalmente na performance dos veículos.

Dentro desse aspecto a diminuição do consumo de combustível é uma demanda exigida não só pelos consumidores, que valorizam esse aspecto na hora da compra, mas também vai de encontro com as preocupações socioambientais.

Um exemplo da importância dada a essa questão é a iniciativa Inovar-auto aqui em nosso país, que tem como objetivo reduzir o consumo de combustíveis por automóveis em 12% até 2017.

Para isso além da evolução dos motores e a busca por fontes alternativas de combustíveis, observasse a tendência de produzir veículos cada vez mais leves, e é justamente nesse aspecto que se abrem diversas oportunidades para a indústria do plástico, fabricando componentes que substituem o uso de metais.

A indústria do plástico e a fabricação de automóveis

Hoje o plástico pode ser utilizado em diversos componentes da fabricação de automóveis, inclusive em peças que antes sua aplicação não parecia ser possível, como partes da carroceria e até mesmo na composição do motor.

Graças à evolução nos processos e maquinários que permitem a transformação do plástico, chegando a resultados de alta qualidade e que atendem o alto grau de especificações mecânicas, assim como as características específicas de cada peça, exigidos pela indústria automobilística.

Dentro da indústria do plástico os fabricantes de máquinas injetoras tem se destacado pelas inovações produzidas. Investindo em desenvolvimento e pesquisa, esse segmento tem trazido ao país soluções técnicas que possibilitam atender esse novo mercado em expansão.

Entre as inovações, é possível citar as que estão voltadas para a produção de peças com plástico expandido, revestidas com mantas ou placas de reforço, e mesmo peças ocas, que pelos métodos tradicionais seriam de difícil fabricação.

Um exemplo dessas novidades refere-se ao trabalho com os reforços produzidos com mantas ou placas.

A depender da aplicação da peça, reforços conhecidos como a fibra de vidro, não são suficientes para chegar à resistência mecânica necessária, por isso o uso de mantas e placas de reforço são fundamentais.

Novas máquinas injetoras, que trabalham na vertical, permitem a utilização desses materiais de forma muito mais fácil, sendo registrado o aumento na procura desse tipo de equipamento, substituindo as tradicionais máquinas na horizontal.

O crescimento do uso de componente plásticos na fabricação de veículos mostra que manter-se atualizado é fundamental para aqueles que buscam uma vantagem competitiva, possibilitando o crescimento da empresa e a conquista de novos mercados.

A indústria do plástico vem se mostrando cada vez mais versátil, atendendo as mais diferentes demandas, mas para isso é preciso estar sempre bem preparado, agarrando as oportunidades que surgem.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre a indústria do plástico!

Dúvidas ou sugestões? Comente!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


0 Comentários




Deixe o seu comentário!