(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Tecnologia do plástico – Impressora 3D

Diego Z F 28 de setembro de 2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Tecnologia do plástico – Impressora 3D

impressora-3d-2

A impressora 3D, inventada no final do século passado, possibilita a construção de objetos tridimensionais a partir de projetos desenvolvidos via computador. Embora possua um custo elevado, o seu desenvolvimento e a utilização no meio corporativo já produzem resultados lucrativos.

Utilizando polímeros plásticos na confecção dos objetos, o surgimento dessa tecnologia promete revolucionar diversos aspectos de nossa vida cotidiana, especialmente as relações de produção e consumo.

Impressora 3D: O futuro é logo ali

Os resultados alcançados a partir do uso das impressoras 3D já demonstram toda a sua versatilidade para produção de objetos com as mais diferentes finalidades.

Utilizando a fabricação aditiva, nome dado ao processo de criar objetos sólidos a partir de modelos digitais que funciona a partir da aplicação de sucessivas camadas de materiais, que podem ser: nylon, borracha, abs, etc, com o intuito de alcançar as formas indicadas no molde.

Sua funcionalidade é simples, permitindo criar produtos prontos para o uso em uma velocidade superior, além de gerar formas que antes eram difíceis de criar, abrindo caminho para diversas inovações nos mais diferentes setores.

Sua aplicação pode ser encontrada em empresas de segmentos distintos, da indústria automobilística ao ramo joalheiro.

Também em importantes pesquisas médicas na produção de próteses e órgãos artificiais, como o coração.

Produção em casa?!

Embora o custo do equipamento ainda o torne inacessível a grande parte da população, é notória a queda nos valores desde o lançamento do primeiro modelo, o que leva a crer que em pouco tempo estará dentro dos lares.

É nesse momento que se espera uma verdadeira revolução na forma como nos relacionamos com o consumo, afinal, cada um poderá passar a produzir os mais diferentes objetos dentro de sua própria casa.

Sustentabilidade e a indústria do plástico

Uma das maiores questões enfrentadas na utilização da tecnologia hoje, é o grande volume de sobras resultantes do processo de impressão.

Diversos pesquisadores têm buscado fontes alternativas de matéria-prima para a impressora, que apresentem características menos agressivas ao meio ambiente e que sejam biodegradáveis, diminuindo assim o seu impacto ambiental.

Entre os materiais já utilizados que se destacam nesse aspecto está o PLA, tipo de plástico produzido com ácido polilático, que é totalmente biodegradável, ao mesmo tempo em que apresenta boa resistência física e química para as mais diferentes aplicações.

Onde a tecnologia das impressoras tridimensionais irá nos levar é difícil dizer, mas parece certo que a nossa relação com os produtos será alterada de forma definitiva, ao mesmo tempo em que abrem excelentes oportunidades para a indústria do plástico, em especial no desenvolvimento de novos materiais.

Continue nos acompanhando para saber mais!

Dúvidas ou sugestões? Comente!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


0 Comentários




Deixe o seu comentário!