(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Etapas para reciclagem do plástico

Zurich Termoplásticos 20 de agosto de 2019 Nenhum comentário Sustentabilidade
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Etapas para reciclagem do plástico

Certamente é difícil imaginar um mundo sem plástico, basta olhar ao nosso redor para ver inúmeros produtos feitos com esse material. Entretanto, podemos observar também que as pessoas estão cada vez mais consciente com o uso e descarte desse material.

Considerando-se que o plástico é um elemento relativamente novo no meio ambiente, podemos entender porque ele demora tanto a se decompor (mais de 200 anos para garrafas PET). As bactérias e os fungos decompositores ainda não tiveram tempo suficiente para produzir enzimas que o degradem.

Mas, se os micro-organismos ainda não encontraram uma forma mais rápida de eliminar esse material do nosso planeta, precisamos encontrar meios de minimizar seus danos.

A importância da reciclagem de plásticos

Por mais conscientes que as pessoas estejam, ainda há descarte de plástico inadequados poluindo a natureza e afetando drasticamente o meio ambiente.

Com isso, a reciclagem de plásticos se torna a principal forma para salvar o meio ambiente, assim como também dar uma nova cara e uso para os produtos descartados feitos em plástico.

O processo de reaproveitamento do polipropileno

Por ser um termoplástico, o polipropileno pode ser moldado por meio da sua sensibilidade ao calor. Com isso, diversas empresas se beneficiam desses novos produtos que surgem através da injeção de termoplásticos, e, dessa forma, teremos menos plásticos poluindo a natureza e mais plásticos sendo úteis.

Considerando o processo de degradação, o polipropileno é mais suscetível à decomposição, o que faz o seu uso mais adequado para o planeta. Além do mais, ele é reciclável, possuindo o número 5 como código de identificação de reciclagem.

O processo de reciclagem

De modo geral, a reciclagem de plástico consiste, basicamente, em três processos:

Coleta e separação

Quando os resíduos são separados de acordo com o tipo do seu material.

Revalorização

Etapa em que o produto reciclado  passa a ser novamente uma matéria-prima.

Transformação

Fase em que um novo produto é gerado a partir da matéria-prima reciclada.

Etapas da reciclagem de PP

Dentro do processo de revalorização, há ainda 3 etapas a serem seguidas:

Moagem

É preciso que o material seja totalmente moído em pedaços.

Derretimento

Esse processo fará com o que termoplástico aqueça e permita ser moldado.

Moldagem

Uma vez aquecido em altas temperaturas, é possível, então, dar uma nova função/molde ao produto.

Os três tipos de reciclagem de plásticos

1) Reciclagem mecânica

Esse processo é o mais comum e utilizado em larga escala. Ele é formado por algumas etapas, como: moagem, lavagem, separação, secagem e a extrusão.

2) Reciclagem energética

É a queima de resíduos que são usados de modo a gerar energia, calor e vapor. Isso quer dizer que o próprio plástico se transforma em energia.

A reciclagem energética, ou incineração, é o método que encontramos em centros de reciclagem os quais ainda não possuem uma coleta seletiva.

3) Reciclagem de plástico química

É a única reciclagem que envolve processos de despolimerização. O principal objetivo é transformá-los em substâncias químicas ou matérias-primas.

Reutilizar é a palavra!

Deu para entender que o plástico é importante para o mundo? Entretanto, é preciso que haja a reutilização dele sempre, de modo a dar novas formas e uso. Por essa razão, a injeção de termoplásticos se torna essencial quando o assunto é reciclar plásticos.

Até o próximo texto com mais curiosidades, dicas e notícias sobre injeção de termoplásticos.


0 Comentários




Deixe o seu comentário!