(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

O que não é medido não é controlado!

Diego Z F 04/04/2017 Nenhum comentário Logística
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
O que não é medido não é controlado!

O-que-nao-e-medido-nao-e-controlado

Que uma boa gestão é fundamental para sucesso de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, é do conhecimento de todos.

Mas, como realizar uma boa gestão?

Durante anos teóricos da administração vêm nos brindando com teses e estudos que apontam as melhores práticas de gestão.

Esse conhecimento é valioso e não deve ser visto como academicismos afastados da realidade prática, mas sim ser tomado como um norte para suas ações em seu negócio.

A importância da medição no controle de estoque 

“O que não é medido não pode ser controlado”. Essa frase de William Deming, teórico da qualidade total, conceito que tem como um dos princípios a satisfação do cliente, é elementar quando falamos em gestão.

O raciocínio é simples, porém poderoso: se você não fora capaz de medir uma determinada coisa, ação ou iniciativa, também não será capaz de calcular seus efeitos em seu empreendimento.

Apenas através da medição você é capaz controlar, administrar e gerir.

Grandes empresas sabem disso e aplicam essa lógica. Não à toa vivemos em uma era onde os dados são cada vez mais valorizados e são os verdadeiros combustíveis das companhias.

Quando abordamos o controle de estoque, essa condição se torna ainda mais verdadeira e fundamental.

O estoque tanto serve como depósito para matérias-primas de pré-produção quanto para armazenar produtos antes de serem distribuídos ao consumidor final.

Sem uma medição e controle assertivo, o desequilíbrio nos processos produtivos e o aumento dos custos e prejuízos são certos.

Pode acontecer de faltar matéria-prima e a produção ser interrompida, com máquinas e funcionários parados. Mas também que o estoque esteja superlotado sem que haja demanda suficiente para consumi-lo. Nenhuma das situações é favorável e devem ser evitadas.

Atualmente há uma série de sistemas informatizados que permitem realiza o controle de seu estoque de forma fácil e eficiente.

Implemente na sua empresa, capacite seus funcionários e meça SEMPRE. Não deixe que o achismo afunde seu negócio por água abaixo. Tenha o controle e tome as melhores decisões.

Gostou desse artigo? Acesse nosso blog e fique por dentro da indústria do plástico.

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *