(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Aproveitamento do plástico – Couro sintético

Diego Z F 11/10/2016 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Aproveitamento do plástico – Couro sintético

aproveitamento-do-plastico-2

Os polímeros plásticos estão presentes em diferentes materiais utilizados em nosso cotidiano e a indústria do plástico é um dos principais membros da cadeia produtiva por todo o globo.

O aproveitamento do plástico foi fundamental para o desenvolvimento do setor têxtil ao longo da história, permitindo a obtenção de tecidos e fibras sintéticas que alcançam qualidades e especificações muito próximas aos correspondentes naturais, mas com um custo de produção consideravelmente menor.

O plástico e o couro sintético

O couro é um tecido muito popular por suas características e há tempos vem sendo utilizado pela humanidade na confecção de roupas, sapatos e acessórios, revestimento de estofados e até mesmo automóveis.

Para obter o material de forma natural é necessário um processo de produção altamente agressivo ao meio ambiente e que exige uma quantidade de recursos consideráveis, o que elevou a busca pela produção de materiais similares, mas de origem sintética.

Se em um período anterior o couro sintético era visto com desconfiança pelos fabricantes e consumidores, hoje os avanços das técnicas de produção permitiram a indústria têxtil obter resultados com uma qualidade superior, sendo amplamente utilizado nos diferentes segmentos do ramo de confecção.

O que talvez muitos não saibam é que para a fabricação desse material o aproveitamento do plástico em sua composição é essencial, sendo que nos dias de hoje existem três polímeros utilizados na produção de couro sintético.

O principal e mais utilizado, especialmente na confecção de roupas, é o Poliuretano (PU), que por suas características consegue obter resultados que mantem algumas características do material natural, como a impermeabilidade, boa resistência e até mesmo apresenta ganhos quando o assunto é modelagem.

Vale lembrar que o PU é amplamente utilizado na produção de produtos dos mais diferentes segmentos, sendo um material amplamente disponível para uso e que contribui para diminuir os custos necessários na produção.

Outro polímero que possuí um bom mercado na fabricação de couros sintéticos é o polipropileno, especialmente na produção de bolsas e acessórios, conseguindo agrupar algumas características interessantes como: a facilidade no manuseio, boa elasticidade e uma resistência superior quando comparada aos fabricados com PU.

Por último, e utilizado em menor escala, o Polivinílico permite alcançar resultados de texturas únicos, que muitas vezes remetem ao vinil e por isso mesmo possuí uma utilização mais específica e de menor escala quando comparada aos anteriores.

Os produtos de origem sintética estão presentes no nosso dia a dia e alcançam resultados próximos, ou até mesmo superiores ao uso de materiais de origem animal. A indústria do plástico é parte fundamental desse processo, mostrando toda a diversidade e importância da utilização dos polímeros para a vida moderna.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo do plástico!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *