(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

A importância do bom acabamento dos moldes das peças de plástico injetado

Zurich Termoplásticos 26 de junho de 2019 Nenhum comentário Injeção de Termoplásticos
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
A importância do bom acabamento dos moldes das peças de plástico injetado

A produção de plástico injetado envolve uma série de etapas que devem ser cuidadosamente realizadas. Uma delas está relacionada ao acabamento do molde que receberá o material plástico.

Um polimento de má qualidade pode trazer uma série de prejuízos. Por isso, hoje explicamos a importância dessa etapa na injeção de termoplástico.

Por que garantir o bom acabamento dos moldes das peças de plástico injetado?

  • Questão de qualidade 

Existe uma diversidade de acabamentos possíveis para uma criação com injeção de termoplástico. O bom polimento do molde pode ser determinante para que esse resultado saia como foi projetado. 

As superfícies lisas são as que mais requerem atenção. Elas, inclusive, são as produções em plástico injetado que possuem o custo de fabricação mais alto. 

Mais atenção, nesse caso, significa, também, um processo de polimento mais cuidadoso para atingir a qualidade ideal.

  • Problemas causados pelo mal acabamento 

O acabamento mal feito pode gerar problemas estruturais, afetando toda a produção. A primeira influência é a possibilidade de atrito entre o plástico injetado e a superfície. Isso pode interromper o processo e acarretar problemas com a estrutura do molde.

A peça final corre o risco de acabar com uma série de defeitos. Uma das principais vantagens do termoplástico é a superfície lisa e precisa. Um polimento ruim acarreta desníveis, fazendo com que a peça saia diferente do que se foi inicialmente projetado.

Com os defeitos no molde e um resultado final fora do esperado, a peça precisa ser descartada e o processo de injeção do termoplástico deve ser reiniciado. Com isso, perde-se muito tempo.

Os problemas de produtividade causam, também, perdas financeiras. O que acontece é uma menor produção em um maior período, apesar de a matéria-prima ter a possibilidade de ser reciclada.

  • Como é feito o polimento dos moldes de plástico injetado? 

Os tipos de polimento são diversos. O mais comum e mais simples é o feito de forma manual, com lixas, pós-abrasivos ou bastão de granulação fina. Nesse caso a determinação da qualidade é feita pelo polidor, que deve ter um olhar apurado.

Existe, ainda, o polimento espelhado, no qual, após a primeira fase feita com lixa ou pedra abrasiva, é realizado o processo de cruzamento de lixas e afinação. Essa última utiliza uma pasta diamantada aplicada com feltro, de modo a garantir uma superfície brilhante e reflexiva.

O método mais moderno é o polimento a laser. Aqui um feixe de luz funde a superfície em graus cada vez mais finos, chegando a até 50 micrômetros.

Nos detalhes, como o acabamento, residem aspectos essenciais para a qualidade. Quanto mais detalhada e cuidadosa a produção, melhor o resultado da peça de termoplástico. 

Para saber mais sobre os processos de injeção de termoplástico e a indústria do plástico, continue acompanhando nosso blog.

Até a próxima!

 


0 Comentários




Deixe o seu comentário!