(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

A automação na Indústria do plástico diminui a produção de resíduos

Zurich Termoplásticos 28 de agosto de 2019 Nenhum comentário Blog
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
A automação na Indústria do plástico diminui a produção de resíduos

A chegada de mais uma “revolução” industrial, a 4.0, está transformando vários setores e interferindo em padrões e procedimentos já estabelecidos há tempos. A automatização de atividades é um forte indício dessa nova indústria.

Nesse novo contexto, a indústria mundial se viu obrigada a se reinventar. É preciso não só conquistar a carteira do cliente, mas o coração. Consumidores mais conscientes e exigentes querem preço, qualidade, personalização e, principalmente, compartilhar ideais de um mundo melhor com as marcas com a qual se relaciona.

E, nesse novo cenário, nem mesmo a indústria do plástico pôde escapar. Aliás, foi uma das principais a se reinventar. Afinal, o consumidor de hoje passou a trocar canudos de plástico por opções recicláveis e vai à praia com sua própria sacola para recolher o lixo. É preciso acabar com a visão de que o plástico é o inimigo comum do planeta e dar novo sentido a essa indústria. A automação pode ser esse caminho!

Mas antes… O que é automação?

É um conjunto de práticas, técnicas, equipamentos, sistemas ou softwares utilizados nos processos operacionais do chão de fábrica.

A finalidade é a otimização, ou seja, reduzir o tempo e os custos, aumentar a eficiência e a produção, diminuir resíduos e melhorar a segurança dos trabalhadores. O uso de robôs traz benefícios não somente para a empresa, mas para os profissionais envolvidos nos processos industriais.

As atividades são realizadas com menos ocorrência de falhas, de forma mais segura e sem pausas. Outro ponto importante a se ressaltar é que não há necessidade de longos treinamentos de equipe.

A automação na indústria do plástico

Sobreviver diante da concorrência é uma tarefa que requer uma procura constante por melhorias na produtividade. A máquina de injeção de termoplástico é um exemplo disso.

Com ela, a indústria amplia bastante as possibilidades de tamanhos, modelos e formatos de peças produzidas com esse material.

Até mesmo a preparação da matéria-prima ganha com a automação. Ela pode estar presente em silos e nos deslocamentos de polímeros até nos equipamentos de extrusão e sopro.

Principais vantagens da automação na indústria do plástico

1. Rapidez

Nos processos de moldagem dos plásticos por injeção, a automatização contribui para a melhora do fluxo de produção, em tempo menor e menos gastos na fabricação das peças.

A dinâmica das atividades é potencializada e isso ajuda na produtividade e gera boa economia.

2. Pouco peso

A robotização na indústria de plástico é composta por máquinas de baixo peso e volume pequeno.

3. Pouco altura

Os robôs ocupam espaço vertical reduzido por causa de suas características. São mais baixos e não precisam de locais com pé direito muito alto.

Quando se leva em conta a cultura da empresa que opta pela adoção da tecnologia, a automação na indústria do plástico é extremamente eficaz. Existe uma redução no uso de matérias-primas e na produção excessiva de resíduos, melhorando não só o produto final, mas contribuindo para um mundo mais sustentável.

Espero que tenha gostado desse assunto.

E se ficou com alguma dúvida ou se você tiver alguma sugestão, envie para nós.

Até a próxima!


0 Comentários




Deixe o seu comentário!