(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

6 ferramentas de gestão de qualidade

Diego Z F 09/05/2017 Nenhum comentário Outros
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
6 ferramentas de gestão de qualidade

6-ferramentas-de-gestão-de-qualidade

O mercado altamente competitivo obriga as empresas que buscam se destacar em seu segmento de atuação a se atentarem a um importante fator: qualidade.

Ligada às necessidades de organizar os processos e estabelecendo padrões de qualidade e desempenho a serem alcançados, diferentes ferramentas foram desenvolvidas nesse sentido.

Os benefícios de adotar sistemas que auxiliam na gestão da qualidade são variados, entre eles processos mais eficazes e diminuição do retrabalho e desperdício ocasionado por erros.

Por isso separamos para você 6 ferramentas ligadas à gestão de qualidade que você deve adotar em sua empresa para conquistar os melhore resultados. Confira!

6 ferramentas de gestão de qualidade que vão auxiliar sua empresa 

  1. Fluxograma

De forma gráfica, contribui para mostrar o melhor caminho que o produto irá percorrer no seu processo de fabricação e auxilia na identificação da ocorrência de desvios.

  1. Diagrama espinha de peixe

O uso desse diagrama tem por objetivo identificar as possíveis causas de um problema, bem como seus efeitos.

Isso é possível ao estabelecer uma relação entre o efeito e todas as possibilidades de causas e consequências.

  1. Folhas de verificação

São as famosas listas de check-up. Importante para garantir que todos os passos estabelecidos previamente foram cumpridos ou informar em que estágio um produto está.

  1. Diagrama de Pareto

Também de forma gráfica, organiza as causas e perdas que devem ser sanadas durante os processos produtivos e auxiliam uma tomada de decisão assertiva.

  1. Diagrama de dispersão

O objetivo desse diagrama é mostrar o que ocorre com uma variável quando outra muda, além das possibilidades derivadas de uma tomada de decisão.

Para isso, duas ou mais variáveis são organizadas em um gráfico e representadas sempre uma em função da outra.

  1. Controle estatístico de processo

Utilizado para acompanhar um processo em certo período de tempo, se vale da representação gráfica para auxiliar na visualização.

Nesse gráfico, são estabelecidos a faixa de tolerância limitada por três linhas: superior, inferior e mediana.

Essas 6 ferramentas apresentadas contribuem para elevar a qualidade de seus processos e produtos ao auxiliar na identificação de problemas e sua superação.

Se o seu objetivo é de que sua empresa cresça e se destaque no mercado, adotar a gestão de qualidade é um passo fundamental. Aprofunde-se no assunto e aplique no seu dia a dia. Sua empresa agradece.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a outras dicas e auxiliar no desenvolvimento de seu empreendimento.

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *